terça-feira, 21 de junho de 2011

Capa da edição especial de O Estado do Tapajós alusiva aos 350 anos de fundação de Santarém

Clique na imagem para ampliá-la.


Sustentabilidade foi o tema de exposição realizada em Oriximiná


Quem visitou a I Exposição Socioambiental realizada pela Mineração Rio do Norte (MRN) no município de Oriximiná nos dias 17 e 18 de junho teve a oportunidade de conhecer detalhes sobre alguns dos principais projetos desenvolvidos pela empresa na região Oeste do Pará. Desenvolvimento Sustentável, Saúde, Educação, Meio Ambiente e Cultura foram os temas abordados nos estandes montados para o evento. Também tiveram destaque os mini-cursos e oficinas oferecidos durante a programação e as apresentações de grupos folclóricos locais. A previsão é que a Exposição seja montada em outros municípios a partir da segunda edição.

De acordo com Evandro Soares, gerente do Departamento de Relações Comunitárias da MRN, a primeira edição da Exposição Socioambiental atingiu seu objetivo. “A participação do público de Oriximiná atingiu nossas expectativas durante a Exposição e nosso objetivo foi cumprido, pois conseguimos levar informações sobre alguns dos projetos que a empresa desenvolve para o público externo. Muitas pessoas puderam conhecer os projetos e, além, disso, contamos ainda com o apoio de comunitários presentes nos estandes, o que também ajudou muito para o resultado do evento”, afirma o gerente.

Na área da Saúde, foi apresentado ao público o Projeto Quilombo, que leva assistência médica para moradores de mais de 20 comunidades do alto rio Trombetas. Desenvolvido há onze anos em parceria com a Fundação Esperança, de Santarém, o projeto conta ainda com o apoio da Prefeitura de Oriximiná. A iniciativa tornou possível a redução da desnutrição infantil de 39% em 1999, quando teve início, para 7% em 2010. Mensalmente, um barco equipado com médicos, enfermeiros e técnicos da área da saúde se desloca de Santarém e permanece por até cinco dias na região realizando o atendimento dos comunitários.

Outro destaque no evento foi o Projeto Piscicultura, desenvolvido pela MRN desde 2003 e que tem como objetivo estimular a geração de renda aos comunitários por meio da criação de peixes (tambaquis) em cativeiro. O projeto conta com a parceria técnica da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e atende moradores dos municípios de Oriximiná, Terra Santa, Faro e Óbidos. A renda gerada pela comercialização dos peixes é revertida para as comunidades, que utilizam parte do dinheiro arrecadado para a compra de novos tanques e ração, o que garante a autosustentação do projeto.

Também foram apresentados os seguintes projetos: Inclusão Digital, Sistemas Agro-Florestais, Agricultura Familiar e Educação Ambiental e Patrimonial, além de exposições do Instituto Gaya de Defesa das Águas e de Comunicação Comunitária produzida pela MRN.(Fonte: Ascom/MRN)

Edição em PDF de O Estado do Tapajós


Governo lança site em homenagem aos 350 anos de Santarém


'Diário de viagem' é o site que o governo do estado lançou em homenagem aos 350 anos de fundação em Santarém.

Na matéria de capa está uma reportagem sobre o bar Mascote.

Acesse o site aqui.