terça-feira, 23 de agosto de 2011

Ibama apreende gado em Novo Progresso




Ibama apreende gado em Novo Progresso (Foto: Hugo Américo/ Ascom Ibama)
(Foto: Hugo Américo/ Ascom Ibama)

Um comboio com oito caminhões, carregados com 181 cabeças de gado, cruzou nesta segunda-feira (22) o centro de Novo Progresso, no sudoeste do Pará, levando mais um lote dos bois apreendidos na região em março durante a operação Disparada. O município, que está entre as dez que mais desmatam a Amazônia paraense, praticamente parou para ver o cortejo com os animais entrar pela BR-163 (Cuiabá-Santarém), que cruza a cidade, seguindo na direção de Itaituba, distante cerca de 400 km, onde vão aguardar até serem doados.

Os animais fazem parte de um dos três rebanhos apreendidos pela operação Disparada no Pará. São cerca de 900 bois que eram criados na fazenda Jatobá, uma propriedade ilegalmente desmatada e embargada pelo Ibama, cujo fazendeiro tentou por mais de três meses impedir na Justiça a conclusão da doação do gado apreendido. Vencidas nos tribunais todas as liminares, o Ibama começou a retirar o gado de Novo Progresso na quinta-feira (11/08) e, até o momento, movimentou um terço do rebanho.

Mais 14 caminhões chegam nesta terça-feira (23/08) à cidade para encerrar a retirada, que acontece sempre escoltada por agentes do Ibama e homens do Batalhão de Polícia Ambiental de Belém, acompanhados por helicóptero. “A prefeitura assinou um Termo de Ajustamento de Conduta contra o desmatamento e há empenho de parte da população em coibir as práticas ilegais, mas as ações de uma minoria tem exigido um forte aparato de segurança para se diminuir o avanço dos desmates em Novo Progresso”, explica o gerente do Ibama em Santarém, Hugo Américo Schaedler, lembrando que setores ligados aos pecuaristas da cidade chegaram a acorrentar o helicóptero do instituto no início das ações da operação Disparada.

Para retirar o gado apreendido em Novo Progresso, que possui o segundo maior rebanho de gado do Pará, com cerca de 1,2 milhão de cabeças, os agentes do Ibama vem enfrentando até táticas de guerrilha. “Houve sabotagem de pontes numa tentativa de isolar a fazenda onde estava o gado, armadilhas com pregos para danificar as viaturas, caminhões e bloqueios de estradas, enfim, uma série de atentados à ordem pública que dificultaram, mas nunca chegaram a impedir nosso trabalho. Todo o gado apreendido vai sair do município”, diz Schaedler. “E se o desmatamento não cair na região de Novo Progresso, haverá tantas apreensões de gado nas áreas embargadas pelo Ibama quantas forem necessárias”, complementa o superintendente-substituto do órgão no Pará, Alex Lacerda. ( Com informações são do Ibama)

Frente Pro-Tapajós será registrada segunda-feira


Por Rose Gomes

Segunda-feira (29) a Frente Parlamentar Pró-Tapajós vai pedir seu registro ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ontem (22), os deputados que integram a frente se reuniram para articular essa formalidade na Justiça Eleitoral.
Também houve a escolha dos dirigentes da frente: deputado federal Lira Maia (DEM), na presidência; deputado estadual Gabriel Guerreiro (PV), na vice; deputada estadual Josefina Carmo (PMDB), na 1ª secretaria; deputado estadual Zé Maria (PT), na 2ª secretaria. Integram a frente além desses deputados, José Megale (líder do PSDB, na Alepa), Junior Ferrari (PTB), Airton Faleiro (PT) e o secretário estadual do Trabalho, Júnior Hage. (deputado do PR licenciado).
O deputado José Megale informou que durante toda esta semana serão intensificados os contatos e reuniões com os prefeitos e vereadores dos municípios da região para fortalecer a frente.   

Arnaldo Jordy: Eu sou a favor da redivisão do Pará!

 


Com o título "Pegaram o Jordy na mentira!", o "Blog do Hiroshi" postou um vídeo, gravado em um programa de televisão de Marabá, no qual o deputado federal Arnaldo Jordy defende, com argumentos veementes, a divisão do Pará, dizendo-se a favor da proposta.
O deputado vai mais longe: defende a redivisão da Amazônia, e afirma que o debate não pode se resumir a uma discussão maniqueísta, como aliás, ela está sendo feita agora.
Jordy, na passeata que ocorreu neste domingo, 21, em Belém, contra a divisão do Pará, foi um dos mais ardorosos defensores no "Não", o que denota uma bipolaridade política: há um Jordy em Belém e outro em Marabá.
Na oportunidade, quero dizer que concordo plenamente com o Jordy de Marabá.
Metade do vídeo, está sem áudio, portanto, seria aconselhável que ele fosse “reupado”, para que se saiba o que há no restante.(Do Blog do Parsifal)

TRE cassa à unanimidade o mandato do deputado Chico da Pesca(PT)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acaba de cassar, à unanimidade, o mandato do deputado estadual Chico da Pesca (PT). Ele foi o quinto mais votado no pleito do ano passado. Elegeu-se com 49,7 mil contos, surfando nas ondas da enorme influência de Miriquinho Batista (PT), eleito deputado federal.

Chico da Pesca foi cassado sob a acusação, formulada pelo Ministério Público Eleitoral, de compra de votos durante a campanha de 2010, utilizando-se da máquina pública na Superintendência Federal de Pesca e Aqüicultura do Pará, órgão do qual era o superintendente regional até 2009, quando se desincompatibilizou para concorrer à vaga de deputado.

Em outubro de 2010, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal fizeram vários mandados de busca e apreensão de documentos e equipamentos na Superintendência Federal da Pesca e Aqüicultura, além de outros locais, entre eles, os escritórios políticos de dois parlamentares à época apenas eleitos, Chico da Pesca (PT) e Fernando Coimbra (PDT). Os dois são acusados de envolvimento nas fraudes do seguro-defeso, benefício pago aos pescadores pelo governo federal, em época de proibição da pesca.

O MPF estima que R$ 40 milhões foram desviados nas fraudes, que distribuía carteiras de pescadores a pessoas que nunca exerceram a atividade. Em troca, os beneficiados com as carteiras de pescador prometiam voto aos parlamentares. De um total de 50 mil pescadores no Estado do Pará, a fraude no seguro-defeso aumentou essa quantidade para mais de 150 mil, a maior parte falsos pescadores, de acordo com estimativa do MPF. Até donas de casa da capital, estudantes universitários, entre outros, constavam na lista dos beneficiados com as fraudes.(Espaço Aberto)

Retirada da identidade em meio a serviço de dedetização



 Da redação de O Estado do Tapajós
Quem procurou hoje pela manhã o Setor de Identificação Civil, na avenida Borges Leal, deparou-se com uma situação inusitada. Ao mesmo tempo em que as funcionárias faziam o serviço de emissão e renovação de Carteiras de Identidades, uma firma fazia a dedetização do prédio.
Os funcionários da firma de dedetização perambulavam pelo meio das pessoas que aguardavam atendimento com roupas e mascaras que protegiam apenas eles. Muitas pessoas reclamaram do forte odor dos produtores e venenos utilizados pela firma e pelo horário inadequado da realização do serviço. Alguns indagavam porque não fizeram o serviço no final de semana quando não havia movimento no prédio.
“Algumas funcionárias chegaram a passar mal e tiveram de sair do prédio sob protesto da chefe do Setor, uma senhora de pré-nome Socorro”, revelou uma fonte ao blog.
As servidoras ficaram um tempo do lado de fora de prédio até o odor dos venenos saísse do interior do prédio.

Sema convoca audiência pública para licenciamento de pequenas hidrelétricas


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizará no dia 13 de setembro, às 9h, no município de Itaituba, sudoeste paraense, audiência pública acerca do projeto Complexo Itapacurá – Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) Cachoeira do Codó, Cachoeira do Ébrio e as Linhas de Transmissão Associadas, com as respectivas capacidades energéticas 15mw, 23mw e 138kv. O empreendimento é de responsabilidade da Construtora Brasileira e Mineradora Ltda (CBEMI) e se destinará ao Sistema Integrado Nacional – SIN.(Fonte: Sema)