segunda-feira, 29 de agosto de 2011

FHC nega 'alinhamento' com Dilma e defende CPI para 'tratar' de corrupção

FHC e Anastasia,em para fórum de empresários no Palácio das Artes, em BH (Marcos Michelin/EM/D.A.Press)

FHC e Anastasia,em para fórum de empresários no Palácio das Artes, em BH



Em Belo Horizonte (MG), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou, nesta segunda-feira, que é favor da criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para, em vez de apontar nomes, “discutir” o combate à corrupção no governo. Em entrevista ao Estado de Minas, FHC comentou que o fato de ele apoiar a "faxina" feita pela presidente Dilma Rousseff "não significa alinhamento político. "Depende um pouco da atitude do próprio governo de querer realmente fazer a faxina. Se quiser avançar mais, tem que buscar convergência", disse. "Agora, isso não deve ser confundido com adesão. Isso não pode ser. Nós temos muitos pontos de vista diferentes em muitas matérias e vamos manter mesmo a questão da CPI".

O tucano destacou que apoia uma CPI "que não tenha objetivos simplesmente de denunciar, mas que elabore uma decisão boa para o Brasil". FHC participou do Fórum da Liberdade, no Palácio das Artes, realizado pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE). Estiveram presentes o senador Aécio Neves e o governador de Minas, Antonio Anastasia, ambos do PSDB. Em discurso, o ex-presidente tucano defendeu ainda a liberdade de imprensa e a igualdade para “garantir a democracia”.

Ainda nesta segunda-feira, o tucano será homenageado com o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte, a pedido do vereador Pablito (sem partido). Segundo o parlamentar, autor do projeto, FHC merece a homenagem por ter controlado a inflação no país. Após a condecoração no Automóvel Clube, o ex-presidente participará de jantar oferecido por ex-ministros durante o governo dele.
*Com Leonardo Augusto

Defensores da redivisão do Pará miram o eleitorado da capital



A duas semanas do começo da campanha para o plebiscito que definirá o futuro do Pará, as frentes redivisionistas já definiram a sua estratégia para convencer os eleitores paraenses a aprovarem a criação do estado“, A nossa frente focará a propaganda nos eleitores do Pará remanescente”, afirma o deputado federal Asdrubal Bentes (PMDB-PA), integrante do grupo que defende a criação de Carajás.

A estratégia não é difícil de ser compreendida. Sondagens não oficiais encomendadas pelas frentes separatistas mostram que 90% dos moradores das regiões de Carajás e Tapajós defendem o desmembramento das áreas onde residem. O problema é que elas, juntas, embora compreendam 83% do território do atual estado do Pará, abrangem menos de 40% do eleitorado apto a votar. Por isso, a artilharia será voltada para o que o deputado Bentes chama de “Pará remanescente”.

DiscursoA meta da Frente Parlamentar Pró-Carajás é conquistar pelo menos um quinto dos votos dessa área mais populosa do estado. “Mostraremos que a separação é boa para todos os lados, principalmente para o Pará remanescente, que ficará com o maior PIB e com a maior concentração de indústrias”, comenta Asdrubal Bentes, já afinando o discurso que usará ao longo dos três meses de campanha. O plebiscito está marcado para 11 de dezembro. “A população está otimista e acredita que é possível acontecer a divisão”, emenda o deputado federal Zequinha Marinho (PSC-PA).

De outro lado, os parlamentares que integram as frentes contrárias ao desmembramento do Pará investirão pesado para convencer os eleitores das regiões mais distantes da capital — na região de Tapajós e Carajás, onde há a predominância de apoiadores da divisão do estado — de que a manutenção de um estado único é mais vantajosa. O discurso pela unidade do Pará é o de que os novos estados seriam inviáveis do ponto de vista econômico. O grupo também investirá na população de Belém e região, onde a ideia de que a divisão prejudicará o Pará será facilmente compreendida, na avaliação de deputados como Zenaldo Coutinho (PSDB-PA).( Com informações de
Diego Abreu )

Preso suspeito da morte do taxista José Maria Sampaio

No Blog do Hitamar

 

Policiais Civis prenderam no início da tarde de hoje, em Santarém/PA, o cidadão Geferson Nunes dos Santos (foto), acusado de ter assassinado o taxista José Maria Maia Sampaio, crime ocorrido no dia 22 do corrente mês, em Santarém.
Geferson foi preso em um hotel de Santarém.

PT joga Chico da Pesca às traças. Inclusive Miriquinho.

 

Paulo Bemerguy

 

O site de Miriquinho: solidariedade zero ao amigo Chico da Pesca
E o PT do Pará, hein?
Jogou mesmo às traças Sua Excelência, ou melhor, o ex-Sua Excelência Chico da Pesca.
Na quinta-feira da semana passada, ele foi cassado à unanimidade pelo Tribunal Regional Eleitoral e perdeu o mandato de deputado estadual pelo PT.
Acusação: compra de votos durante a campanha de 2010, utilizando-se da máquina pública na Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura do Pará, órgão do qual era o superintendente regional até 2009, quando se desincompatibilizou para concorrer à vaga de deputado.
E o PT do Pará, depois disso?
Silêncio total.
Absoluto.
Nem uma notinha de solidariedade sequer - daquelas burocráticas, formais, sem convicção nenhuma, apenas para fazer de conta - foi divulgada.
Cliquem aqui.
Vejam o site do PT do Pará.
Procurem lá uma manifestação de solidariedade a Chico da Pesca.
Não tem nada.
Agora, clique aqui.
Vocês vão ver o site de Sua Excelência o deputado federal Miriquinho Batista (PT), o tutor, o fautor, o grande condestável que se aliou a Chico da Pesca para turbinar a candidatura do cassado à Assembleia Legislativa.
E aí?
Vocês nada vão encontrar. Podem procurar.
Depois, procurem outros blogs de petistas.
Nada.
Nenhum palavra de solidariedade ao cumpanhero.
Mas Chico da Pesca ainda não perdeu as esperanças.
Provavelmente porque sabe que, mais cedo ou mais tarde, o partido terá, forçosamente, que se pronunciar.
Isso quando forem concluídos os inquéritos - trocentos e tantos - envolvendo fraudes no seguro-defeso.
Um tsunami de fraudes, diga-se.

São Raimundo vence Comercial(PI) e já é segundo na tabela

A vitória incontestável de 3x0 sobre Comercial, fora de casa, em Teresina, marcou o retorno de Lúcio Santarém, o mesmo técnico que levou o São Raimundo ao título nacional dois anos antes.
Depois passar pelas últimas posições do grupo 2, vencer o Comercial fez o São Raimundo ostentar a segunda colocação, faltando três rodadas para o fim da primeira fase. Já prevendo isso, os santarenos resolveram liquidar a partida logo no primeiro tempo.
Logo aos 17 minutos, o atacante Sató inaugurou o marcador do Estádio Alberto Silva. Mantendo a pressão, o experiente Vélber ampliou aos 34 minutos. E já no finalzinho da primeira etapa, aos 47, o meia-esquerdo Aldivan deu o golpe final no Comercial.
No segundo tempo, santarenos só fizeram administrar o resultado, sem grandes transtornos. Foi uma atuação segura, sem sustos. Até a próxima rodada, sob o comando de Lúcio Santarém, o time precisa manter o bom desempenho para enfrentar, no Estádio Jader Barbalho, lar do Pantera, o Trem do Amapá, que vem de um empate e ocupa a penúltima colocação na tabela. (Diário do Pará)

----

São Francisco vence em casa e assume liderança da Chave A3

O São Francisco conquistou neste domingo uma importante vitória na segunda divisão do Parazão 2011. A equipe azulina derrotou o Time Negra pelo placar de 1 a 0, no estádio Barbalhão em Santarém, gol marcado através de Rodrigão aos 4 minutos do primeiro tempo.

O resultado colocou o São Francisco na liderança da chave A3 com quatro pontos. Já o Time Negra, apesar da derrota, continua na segunda posição com três pontos.

Pela quarta rodada, na próxima quinta-feira (01/09), o São Francisco voltará a jogar em Santarém às 20h30 diante do time indígena do Gavião. Já o Time Negra voltará a jogar somente pela quinta rodada (07/09) às 15h30 na Curuzu, e o seu adversário será novamente o São Francisco.(Rádio Clube)