quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Prazo para eleições municipais começa a contar dia 7 de outubro

O Tribunal Superior Eleitoral divulgou a primeira resolução que disciplinará as eleições muncipais de 2012.

Os prazos determinados no cronograma se iniciam no dia 7 de outubro com a data limite para registro dos estatutos partidários junto ao TSE; para os candidatos obterem domicílio eleitoral no local onde pretendem concorrer e para que sua filiação partidária esteja deferida.

Leia a resolução completa aqui.

Von registra Frente Pro-Estado do Tapajós junto ao TRE


O deputado estadual Alexandre Von acaba de registrar no Tribunal Regional Eleitoral o pedido de registro prévio da Frente do Estado Tapajós. Amanhã é o último prazo para que os parlamentares interessados em participar de frentes pro ou contra a criação de novos estados a partir da redivisão do Pará se habilitem junto ao TRE.

A Frente Pro-Tapajós é composta de 3 deputados federais ( Lira Maia(DEM), Zé Geraldo(PT) e Dudimar Paxiuba(suplente do PSDB).

Doze deputados estaduais também compõem a frente: Alexandre Von e José Megale(PSDB), Antonio, Rocha, Josefina Carmo e Ozório Juvenil(PMDB), Airton Faleiro e Zé Maria(PT), Gabriel Guereiro(PV), Junior Ferrari(PTB), Hilton Aguiar(PSC), Junior Hage(deputado licenciado) e Raimundo Santos(PR).

Projeto de combate ao uso de drogas encerra com casamento coletivo


Encerrado ontem, com o casamento coletivo de 55 casais, o projeto Viva A Vida, realizado desde 2003 pela Tv Tapajós, emissora afiliada à Rede Globo
.
Houve 16.816 atendimentos nesta ultima edição o Viva a Vida, um projeto que tem como proposta desenvolver ações de combate a violência e principalmente ao uso e tráfico de drogas. 



Com serviços e atendimentos diferenciados, o evento leva cidadania, saúde e educação as comunidades mais carentes do município de Santarém.

Cigarro envelhece mais do que o sol

Além dos inúmeros riscos para a saúde, as consequências do vício podem ser vistas e sentidas na pele. “São diversos prejuízos tanto para a saúde quanto para a beleza da pele. Do ponto de vista do envelhecimento, o fumo é mais nocivo do que os raios solares. Ou seja, pode trazer danos irreversíveis”, explica a dermatologista Annia Cordeiro Lourenço. Confira alguns dos principais riscos que o fumo traz à saúde da pele:

Envelhecimento precoce – O fumo envelhece a pele mais do que os raios solares, isso porque suas toxinas promovem o aumento de radicais livres, destroem fibras de elastina e de colágeno e prejudicam a produção de novas fibras. “Com a perda significativa do colágeno e da elastina, a pele perde sua elasticidade natural e isso resulta no envelhecimento precoce e aparecimento acentuado de rugas. Ou seja, o fumante, em geral, parece ser muito mais velho do que realmente é”. Uma das áreas mais afetadas é a região ao redor da boca, pois o movimento de franzir os lábios para fumar, associado à perda do colágeno, leva ao aparecimento de rugas finas.

Perda da capacidade de cicatrização – O hábito de fumar promove a vasoconstricção, ou seja, a diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos. Na pele, o resultado é a diminuição significativa da irrigação sanguínea e, consequentemente, a baixa oxigenação. “Com a circulação comprometida, menos sangue chega à pele e isso faz com que ela perca a capacidade de cicatrização. Sendo assim, pequenas feridas e até mesmo a acne podem demorar muito mais para desaparecerem nos fumantes”.

Pele opaca e sem brilho – O comprometimento na circulação sanguínea também é responsável por deixar a pele do fumante opaca e sem brilho, em alguns casos, até mesmo acinzentada. “A circulação ruim, a baixa oxigenação e a perda do colágeno faz com que a pele do fumante fique mais fina e com menor quantidade de células vivas, levando a esse aspecto envelhecido”.

Para diminuir os sinais - Dra. Annia explica que dependendo dos danos que a pele sofreu, mesmo que a pessoa pare de fumar, há sinais que são irreversíveis. “Em alguns casos, é possível realizar alguns tratamentos, como laser, preenchimentos, uso de ácido retinóico e antioxidantes”, explica.

Sobre a doutora Annia Cordeiro Lourenço: www.annia.med.br | www.twitter.com/Dra_Annia

Vereadora legisla em causa própria


A vereadora Marcela Toletnino(PDT) não se emenda, mesmo.

Depois de pedir à prefeitura o asfaltamento de trecho de uma rua onde mora o irmão dela, a parlamentar manifestou na Câmara elogios à faculdade onde ela trabalha.

Mas assim....

Ação inócua


Dos cerca de 2 mil quilômetros de ramais que cortam a zona rural  de Santarém, a secretaria de agricultura do município anuncia que já recuperou a extensão de 36 quilômetros.

Isto é, praticamente nada.

Mais um delegado


Pelo menos um delegado de polícia civil do grupo de 21 que se formou esta semana pela academia de polícia, em Belém, será lotado em Santarém.

Lei é potoca


A lei municipal que regula o horário de funcionamentos bares e casas noturnas nunca foi cumprida em Santarém.

E não é que o empresários do setor querem flexibilizá-la?

Tudo isso com o apoio do vereador Valdir Matias Jr.(PV).

Desse jeito, é melhor nem ter  mais lei. 

Os bares e casas noturnas desrespeitam a lei do silêncio. Tem um bar na esquina da Alvaro Adolfo com a Curuá-Una que funciona 24 horas e não tem portas.