terça-feira, 6 de setembro de 2011

Dano a isoladores do linhão Tramoeste provocou apagão domingo à noite em Santarém


Sobre o fornecimento de energia em Santarém, na noite de domingo, 04, a Celpa esclarece:

Um temporal com descargas atmosféricas, no KM 62, do Ramal do Jabuti, região do planalto, atingiu 12 isoladores de duas Torres de Transmissão da Linha Rurópolis Tapajós, de 138 KV, com 205 km de extensão. Os isoladores, que têm a função de separar os cabos da alta tensão, evitando curtos circuitos e desligamentos, foram seriamente danificados pelas descargas atmosféricas. O que provocou o desligamento da Linha, interrompendo o fornecimento em Santarém, Belterra e Mojui dos Campos, às 21h23. 
Trinta técnicos e engenheiros durante toda a noite e madrugada, percorreram a Linha de Transmissão para diagnosticar a causa do desligamento, numa operação que terminou somente no início da tarde da segunda-feira, 05. As duas torres estão localizadas numa área de difícil acesso, até por conta da segurança da população.      

Os isoladores, que ficaram totalmente danificados, terão que ser substituídos por técnicos especializados, da Transmissão. Por medida de segurança, haverá necessidade de desligar a Linha, interrompendo em caráter emergencial o fornecimento de energia elétrica na cidade de Santarém, Belterra e Mojui dos Campos, na quarta-feira, feriado, 07, de 6h às 7h.

Revista do Çairé, já nas bancas de revistas de Santarém. Apenas R$ 5,00.

Ferrovia Cuiabá-Santarém não é utopia, diz governador do Mato Grosso

Foto: Marcos Negrini/SoNotícias


"Andamos mais de 700 km na BR-163 e podemos ver que as obras trazem mais oportunidades para as cidades. Ver isso nos comprova que a ferrovia não é uma utopia e sim uma realidade", disse o governador de Mato Grosso Silval Barbosa, no encerramento da Rota da Integração, no porto da CDP, em Santarém. 

O governador Simão Jatene ressaltou que, "se Mato Grosso e Pará estiverem juntos seremos os melhores produtores do mundo. Precisamos nos unir ainda mais", discursou. 

Jatene manifestou apoio à construção da ferrovia, na integração da rodovia Br-163 com outros modais de transporte, para assegurar ainda mais poder de competitividade para os produtos da região.

Marco regulatório da mídia proposto pelo PT não é consenso entre base e oposição


Marcos Chagas
Agência Brasil

A moção de retomada dos debates sobre um marco regulatório para a mídia aprovada, ontem (5), no 4º Congresso do PT, é um assunto controverso para parlamentares da base governista e da oposição. O líder do PSB no Senado, Antonio Carlos Valadares (SE), por exemplo, disse que o tema não faz parte da agenda nacional do seu partido. Na oposição, o tema é tratado como uma tentativa do governo federal, por meio do PT, de estabelecer a censura a veículos de comunicação.

O líder socialista destacou que a liberdade de imprensa "é uma questão de direito constitucional" e, por isso, "intocável". Segundo ele, os países democráticos se caracterizam pela garantia dos princípios de liberdade de imprensa. "Hoje existe uma lei de imprensa vigente e rígida quanto aos abusos praticados por veículos de comunicação ou jornalistas. Se alguém se sentir prejudicado basta acioná-la. Esse é um assunto do PT, não do PSB", ressaltou Valadares.

No PR, partido que perdeu o controle do Ministério dos Transportes e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) depois de denúncias vinculadas na mídia, a discussão desse tema está fora de questão. 
O líder do partido na Câmara, Lincoln Portela (MG), disse que a legenda "nunca se manifestou a favor da mordaça na imprensa". Nos dois meses de denúncias seguidas de corrupção na pasta, Portela disse que conversou com todos os repórteres que o procuraram.

Já o senador pedetista Cristovam Buarque (DF) considera que antes de qualquer comentário sobre o assunto é necessário que se leia com atenção o que foi aprovado pelo PT. Entretanto, ele frisou dois pontos que devem ser modificados com urgência. O primeiro, diz respeito a políticos serem donos de rádios, jornais ou emissoras de televisão. "Sou radicalmente contra um político ter qualquer veículo de comunicação", frisou ele. Entretanto, Cristovam julga que essa questão deve ser tratada no âmbito da reforma política e não em um marco regulatório para a mídia.

O outro ponto, segundo ele "o fato mais grave”, é o governo querer controlar a mídia por meio da veiculação de anúncios publicitários de autarquias e estatais em rádios, jornais, revistas e canais de televisão. "Temos que encontrar uma fórmula para evitar que o governo use o dinheiro público para controlar os veículos de comunicação", destacou o senador. De acordo com Cristovam Buarque, o debate sobre um marco regulatório para a imprensa ainda não foi posto na pauta da Executiva Nacional do PDT.

O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), integrante da cúpula do partido, disse que para iniciar qualquer discussão é necessário que exista, no Congresso, algo de concreto sobre o tema. "É complicado falar em tese", acrescentou o parlamentar. Cunha ponderou, no entanto, que é contra a possibilidade de se proibir os políticos que já detenham veículos de comunicação de continuar no comando dessas empresas.

O presidente do DEM e senador José Agripino Maia (RN) disse à Agência Brasil que a moção do PT trata-se de "uma resposta do partido à faxina prometida pela presidenta Dilma Rousseff que não aconteceu". Ele acrescentou que, diante dessa atitude da presidenta, os petistas tentam agora "silenciar a imprensa pela censura".

O líder do PSDB, Álvaro Dias (PR), tem a mesma opinião de José Agripino. Segundo ele, a moção "tenta jogar para debaixo do tapete" a faxina prometida pela presidenta. "Essa [regulamentação da mídia] é uma vocação autoritária do partido que não é nova. Várias tentativas já foram feitas", disse o senador tucano.

Ontem (4), no encerramento do congresso, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, negou que o debate de um marco regulatório da mídia represente qualquer tentativa de se estabelecer uma censura aos veículos comunicação, inclusive na internet. Na ocasião, ele destacou que é necessário coibir o "jornalismo partidário" e os grandes grupos de comunicação que detêm mais de um veículo.

Falcão acrescentou que o partido vai pressionar os parlamentares em geral para conseguir a aprovação de um projeto com foco na “democratização da comunicação”, que garanta liberdade de imprensa, direito à opinião e nenhuma censura de conteúdo.

Empate complica São Raimundo e Trem na briga pela classificação


Santarém, PA, 05 (AFI) - Fechando a oitava rodada do Campeonato Brasileiro da Série D, São Raimundo e Trem fizeram um jogo movimentado e cheio de gols. Apesar de sair vencendo, a Locomotiva tomou a virada, mas foi buscar o empate. Com isso, o jogo terminou empatado por 2 a 2, resultado que não interessava a nenhum do times.

Com o empate o São Raimundo não conseguiu abrir vantagem e se complicou na classificação. O time está na vice-liderança do grupo 2, com nove pontos, mas com um jogo a mais. Para o Trem o resultado também não agradou, pois o time chegou aos oito pontos, ocupando apenas quarta colocação da chave.

O jogo...
 
O São Raimnundo, como era de se esperar, por estar jogando diante dos seus torcedores, começou o jogo criando mais e tentando sufocar o Trem. A Locomotiva, por sua vez, não se intimidou e apostou nos contra-ataques.
A estratégia do time amapaense deu certo e o Trem abriu o placar aos 18 minutos, quando Diego Ratinho foi lançado na esquerda, entrou na área e tocou na saída do goleiro, anotando primeiro gol da partida.

No segundo tempo o time de Santarém voltou mais confiante e determinado. Dominando a partida desde o início, o Pantera não demorou a empatar o jogo. Aos dois minutos, após cobrança de escanteio, o zagueiro Hélder subiu e cabeloou no canto esquerdo, para sacudir o torcedor.

A pressão seguiu e o São Raimundo ampliou aos 12 minutos, quando o meia Aldivan recebeu na direita, entrou na área e bateu cruzado, a bola desviou na zaga e entrou no gol da Locomotiva. Na sequência o Trem não desistiu e continuou apostando nos contra-ataques. Em um dos bons lances a bola foi para escanteio. Na cobrança, Rubran subiu e cabeçou para empatar, aos 34 minutos e dar números finais a partida.

A renda divulgada foi de R$ 38.005,00 para um público total de 4.560 expectadores, sendo 3.760 pagantes e 800 credenciados.

Classificação
Grupo 2

 Clube PG JG VI EM DE GP GC SG %A
1  Sampaio Corrêa-MA 12 6 4 0 2 16 6 10 66.7
2  São Raimundo-PA 9 7 2 3 2 8 7 1 42.9
3  Independente-PA 8 6 2 2 2 9 9 0 44.4
4  Trem-AP 8 6 2 2 2 7 10 -3 44.4
5  Comercial-PI 7 7 2 1 4 5 13 -8 33.3

Dívida trabalhista


Lúcio Flávio Pinto
Articulista de O Estado do Tapajós


No ano passado, a justiça trabalhista no Pará recebeu 70 mil reclamações. Só no primeiro semestre deste ano as ações trabalhistas somaram 39 mil. Segundo os dados divulgados pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho, José Alencar, 66% dos processos chegaram ao fim, transitando em julgado no 1º semestre, mas as dívidas não foram pagas. Por isso, o TRT decidiu começar a enviar os nomes dos inadimplentes para a “lista suja” do crédito nacional, através do Serasa. Em entrevista a O Liberal, Alencar informou que o cadastro dos devedores à justiça trabalhista já possui 121 nomes e o débito é de 6,1 milhões de reais.

O presidente da Associação Comercial, Sérgio Bitar, reagiu de imediato à iniciativa. A entidade está disposta a questionar em juízo a medida, considerando-a “coercitiva e perigosa”, violando a “integridade das pessoas”, que precisa ser preservada. Ele admite que às vezes as empresas ficam sem pagar seus funcionários, “mas não é porque querem, é porque a situação difícil”.

O problema é que, quando há essa dificuldade, o primeiro a sofrer é o empregado. Outras despesas são mantidas, mas a remuneração do trabalho é logo afetada, embora seja (ou devesse ser) o elo mais nobre do processo produtivo. Mas, ao menos por enquanto, a classe empresarial não tem motivos para apreensões açodadas: mais da metade dos integrantes da lista suja trabalhista são pessoas físicas. A média da dívida é de R$ 50 mil per capita. Não há tubarão nesta rede.

Mais água para Itaituba


O governador Simão Jatene assinou na manhã de ontem  contrato que dará início, dentro de aproximadamente 20 dias, às obras de ampliação do sistema de abastecimento de água da Cosanpa (Companhia de Saneamento do Pará) em Itaituba.

Um elogio, uma medalha!


Por Jorge Wanghon



"Oi Jorge, tudo certo?! Primeiramente, mais uma vez parabéns pela vitória! Foi uma das disputas mais emocionantes, com você ganhando no último terra!"
Os treinos pesados na academia Djalma Lima, com o técnico apoiando e às vezes até gritando comigo continuam valendo a pena. Do Brasileiro até o Pan foram apenas 2 meses, mas o progresso foi acentuado. Treino desde o primeiro mês do ano e ainda encontro-me em ascensão. Não parar de treinar e continuar crescendo é minha meta; talvez a mais difícil, a mais pedregosa diante dos desafios que me esperam. Brasileiro de Terra, Brasileiro de Powerlifting, Sulamericano, Panamericano, Mundial. Muita pretensão? Hoje não! Os passos estão sendo dados de acordo com o tamanho da perna. E por falar em pernas, não sou do tipo que tem as pernas grossas, os braços grossos, que nem fisiculturistas que andam com os braços abertos, como se estivessem com as axilas inflamadas. De camisa e short, sou mais um na multidão. Mas com o macacão de treino, as faixas de joelho, o sapato de agachamento e 200 kgs na barra me esperando para treinar, a transformação é nítida. O magrinho se agiganta e as repetições pesadas na gaiola de treino viram rotina, ao ponto de pensar em treinar com 240 kgs, ainda este ano. Minha meta é chegar aos 260 no mundial. Se é possível? Ultimamente já não estou ligando tanto para esta palavra, apenas convivo com ela.
 


Ainda busco um patrocínio forte. Esta é uma luta que já não depende tanto de mim. Mas é um reforço que preciso para continuar os meus treinos, para continuar a sonhar. Desta vez, o sonho já se mistura com a realidade. Conheço os caminhos, mas preciso de alguém que caminhe junto comigo.

Jorge Wanghon é campeão Brasileiro e Panamericano 2011 de Powerlifting na categoria Master I / até 66 kgs. Em sua última competição, na Argentina, bateu 3 recordes brasileiros e 2 sulamericanos. O santareno é o único representante do Estado do Pará, na Seleção Brasileira de Powerlifting.

Sema cria Lista de Regularização Ambiental para imóveis rurais


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) já publicou no Diário Oficial do Estado a portaria que institui a Lista de Regularidade Ambiental dos Imóveis Rurais situados no Pará. O município onde está localizado o imóvel rural a ser regularizado deve participar do Programa Municípios Verdes.

Os produtores rurais de 90 municípios paraenses (dos 143 existentes), que já aderiram ao “Municípios Verdes”, tiveram prorrogados seus prazos para requerimento do licenciamento ambiental.

O programa objetiva intensificar a atividade agropecuária nas áreas consolidadas, promover o reflorestamento, apoiar a conclusão do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e da Licença Ambiental Rural (LAR), reduzir o desmatamento e a degradação ambiental, regularizar passivos ambientais do Estado, recuperando as Áreas de Preservação Permanente (APPs) e as áreas degradadas em Reserva Legal, fortalecer os órgãos municipais, incluindo os sistemas municipais de meio ambiente, e modernizar a legislação ambiental.

Para ser inserido na Lista de Regularidade Ambiental o imóvel precisa ter inscrição no CAR até 31 de dezembro deste ano. Após esse prazo, somente estarão aptos à lista os cadastros já validados pela Sema, a partir de imagem de satélite de alta resolução e base cartográfica individualizada para cada município inserido no “Municípios Verdes”.

Metas - Constará da lista o imóvel que estiver inscrito no CAR e esteja localizado em município participante do “Municípios Verdes”, que cumpra as metas estabelecidas: ter 80% do seu território relativo a imóveis privados ou posses inseridos no CAR, excluindo-se áreas protegidas, assentamentos, acampamentos e Planos de Desenvolvimento Sustentável (caso não atenda este requisito, deverá apresentar novo cronograma do CAR para 2011); ter instrumento de celebração de pacto pelo controle de desmatamento em conjunto com organizações sociais e de produtores rurais do município, ter grupo de trabalho entre signatários do pacto para monitorar, fiscalizar e manter o desmate em níveis inferiores a 40 quilômetros quadrados por ano ou inferior ao registrado no ano anterior, a contar de agosto de 2011.

Ainda é necessário requerimento dos produtores rurais para a Licença da Atividade Rural (LAR), dentro dos seguintes prazos: propriedades maiores do que 3 mil hectares, até 30/8/2011; acima de 500 ha até 3 mil ha, até 31/12, e propriedade de até 500 ha, em 30/06/2012.

A permanência na lista está condicionada ao cumprimento da legislação e das metas estabelecidas. Se for constatado desmatamento em imóvel rural constante da lista, a Sema poderá excluí-lo até que o processo administrativo seja julgado definitivamente em favor do proprietário ou que haja recuperação do dano ambiental. A Lista de Regularidade Ambiental está sendo emitida no site da Sema - http://www.sema.pa.gov.br/

Os imóveis rurais localizados em municípios não participantes do programa Municípios Verdes devem comprovar a regularidade ambiental com a apresentação da Licença da Atividade Rural, que substitui a Lista de Regularidade Ambiental.