segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Terruá Pará em Santarém



O show Terruá Pará, que reúne 45 artistas paraenses de várias vertentes musicais, será apresentado em Santarém dentro da programação do Çairé. A apresentação acontece no próximo dia 15, às 22h, no Çairódromo, em Alter do Chão, com participação de artistas locais.

Realizado pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Rede Cultura de Comunicação, o projeto integra a política pública de circulação da música paraense e está entre os finalistas do 7° Prêmio Bravo! Bradesco Prime, um dos mais importantes da cultura brasileira.

O Terruá foi apresentado em São Paulo no mês de junho, com sucesso de público e elogios da imprensa especializada. Na plateia estavam nomes como Nelson Motta, que recentemente apontou a música paraense como a mais interessante do Brasil na atualidade.

Depois de São Paulo, o Terruá Pará foi apresentado em Belém, com cinco sessões lotadas, para um público de mais de 2,5 mil pessoas. Em seguida foi a vez de Marabá receber o projeto, com dois shows gratuitos, dias 31 de agosto e 1º de setembro, na orla da cidade, tendo como convidado especial o boi-bumbá Estrela Dalva.

O Terruá Pará integra a agenda mínima do Governo do Estado, que assegura novas edições nos próximos três anos. Para 2012 a ideia é que o projeto, com novos artistas, seja apresentado em cinco capitais brasileiras. E ainda este ano serão lançados os CDs e DVDs das duas primeiras edições do Terruá.(Portal Cultura)

Protocolado registro da Frente Pro-Estado do Tapajós




Às 12h47 da data de hoje (12.09.2011), foi protocolado no TRE-PA, o pedido de registro da Frente Pró-Estado do Tapajós, a primeira frente a solicitar o registro definitivo no Tribunal Regional Eleitoral. Na ocasião estavam presentes o Deputado Federal Lira Maia, Presidente da Frente Pró Estado do Tapajós, o Deputado Estadual Alexandre Von, e os Advogados Dr. Sábato Rossetti, Dr. José Maria Lima e o Dr. Walber Mattos.

De acordo com a Resolução TSE nº 23.347/2011 o prazo se encerra às 19:00 horas do dia de hoje (12.09.2011) para quem deseja requerer registro de frentes para participar do Plebiscito que decidirá sobre a criação dos Estados do Tapajós e Carajás, a ocorrer no próximo dia 11 de dezembro do corrente ano.(Assessoria Parlamentar do deputado estadual Alexandre Von)

Busca dos mastros abre ritual do Çairé

Foto: Tamara Saré

O ritual do Çairé começou, oficialmente, no último sábado, com a busca dos mastros do juiz e da juíza, que serão levados até a praça do Çairé, em procissão, na próxima quinta-feira, com saída da praia do Cajueiro.

Os mastros serão enfeitados com frutas e ramos de árvores, erguidos e derrubados segunda-feira, dia 19.

Leia tudo sobre o Çairé, em Alter do Chão, acessando a Revista do Çairé.

Batista e São Raimundo Nonato obtêm as melhores notas do ENEM


O Ministerio da Educação divulgou hoje as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2010).

As melhores notas de Santarém foram obtidas pelo Colégio Batista (Privado), seguido por Dom Amando e Santa Clara, e São Raimundo Nonato(público/conveniado).

Confira os resultados completos do Enem aqui

Médicos e Unimed são condenados a indenizar paciente por morte de bebê



Da redação de O Estado do Tapajós

Os médicos Marília Carneiro Godinho e Fábio Carneiro Godinho, além da Unimed Oeste do Pará, foram condenados em primeira instância pelo juiz Cosme Ferreira Neto a indenizarem Reni Ferreira Munhoz por erro médico num procedimento de gravidez que resultou na morte da filha da paciente, três dias após o bebê ter nascido. O fato que resultou na sentença aconteceu em abril de 2005. A decisão judicial foi proferida no último dia 18 de agosto pelo juízo da 5ª Vara Civil da Comarca de Santarém.

Em abril de 2005, Reni Munhoz constatou que estava grávida, quando resolveu iniciar seu pré-natal com a médica Marília Godinho por meio de seu plano de saúde da Unimed Oeste do Pará. A mãe escolheu a médica por ser obstetra segundo o guia da Unimed, mas, após a morte da sua filha descobriu que Marília Godinho não era especialista. 

Após anos de tramitação na justiça comum, o juiz Cosme Ferreira Neto condenou os três a pagamento de indenização, sendo que o maior valor ficou por conta da condenação de Marília Godinho. 

Em sua sentença, o magistrado decidiu pela condenação dos réus. “Médicos devem ter compromisso acima de tudo com a vida. Fizeram este juramento. A médica preferiu fazer um exame omitindo informações importantes, não constando o índice de liquido amniótico, que estava diminuído, indicando que a criança poderia entrar em sofrimento”, sentenciou Cosme Ferreira Neto.

O juiz também cobrou da Unimed o fato de a instituição não ter pedido diploma comprobatório da especialidade da médica Marília Godinho. “A Unimed foi negligente e induziu a erro a autora, que escolheu a primeira ré para acompanhar seu pré-natal acreditando na qualificação anunciada. O mínimo que se espera da terceira ré é que exija de seus médicos cooperados a apresentação dos títulos que alegam ter, emitidos por instituições legalmente reconhecidas. Induvidosamente o ilícito praticado pela ré causou danos morais à demandante na medida em que avaliou uma profissional indevidamente, colaborando assim para os transtornos que aquela viria a sofrer”, escreveu o juiz.

O advogado da Unimed, Ubirajara Campos Filho, anunciou que a o plano de saúde vai recorrer da decisão. Ele argumenta que a decisão do juiz “ é equivocada”.

Segundo ele, a medica Marilia Godinho tem “título de especialista em ginecologia e obstetrícia registrado no Conselho Regional de Medicina”.

Uepa prorroga inscrições dos Processos Seletivos até dia 15

Foram prorrogadas até as 23h do dia 15 de setembro as inscrições para os Processos Seletivos 2012 da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que terminariam ontem (8). O Termo Aditivo aos editais, contendo a nova data limite para se inscrever no Programa de Ingresso Seriado (Prise) ou no Processo Seletivo (Prosel) foi publicado nesta sexta-feira, 9, no Diário Oficial do Estado (DOE).

O novo período de inscrição se estende a todos os candidatos, inclusive os beneficiados com a isenção total ou parcial e os Portadores de Necessidades Especiais (PNE). O pagamento da taxa de inscrição pode ser feito até o dia 16 de setembro, em qualquer agência bancária, incluindo casas lotéricas, postos de auto-atendimento nos caixas eletrônicos ou nas redes de serviço das farmácias. O valor da taxa de inscrição é de R$ 60 para o Prosel e R$ 35 para o Prise.(Ascom Uepa)

Limpeza de praias e água com ferrugem


Um bom exemplo que deveria ser imitado pela prefeitura de Santarém.
Jovens roqueiros limparam a praia próxima ao Museu João Fonna.
Um péssimo exemplo que deve ser esquecido.
A água enferrujada que sai das torneiras das casas do bairro de São José Operáio.