quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Mensagem do Governador Simão Jatene sobre o Círio de Nazaré



Belém- Uma das missões mais nobres de um governo é contribuir para que cada cidadão tenha a oportunidade de ser feliz. E um dos grandes desafios é superar as desigualdades que dificultam essa missão.

O Círio de Nazaré, mais do que uma festa católica, um evento cultural, uma emocionante concentração humana, é uma lição, que deveria ser observada com atenção por todos nós.

O Círio é  um momento de cultivo à paz, de esforço pela união, de consagração de valores. Um raro instante de harmonia, uma oportuna trégua na indiferença. Um potente motor de esperança.

É um caminho, enfim, a ser seguido neste horizonte que vai além da procissão. Nesta incansável busca pelo conforto do corpo e da alma. Do indivíduo e da família. Do cidadão e da sociedade.

O Governo do Estado deseja que todos aprendamos um pouco mais com as lições do Círio. Para que possamos transformar os valores que afloram nessa época em verdadeiros bens de todos os tempos, exatamente como o espetáculo de fé que une os cristãos paraenses há mais de 200 anos.

Parlamentares e executivos que mudaram para o PSD poderão perder o mandato


shot004

A partir do entendimento de que os políticos com mandato precisam ser fundadores de um novo partido para que não percam a vaga ao trocarem de legenda, o Ministério Público Eleitoral do Rio de Janeiro requereu, e o Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-RJ) deferiu, mandado de busca e apreensão de documentos nas casas dos deputados estaduais Ricardo Henriques e Fábio Silva, e em sedes do PSD no Estado do Rio de Janeiro. 

A Polícia Federal cumpriu os mandados na manhã desta sexta-feira. O objetivo da investigação é apurar denúncias de fraudes na lista de fundadores da legenda. As fraudes consistiriam na inserção, entre os fundadores, de nomes de políticos com mandatos, somente depois do partido registrado. 

O entendimento corrente, até o momento, é o de que os políticos poderiam mudar de partido, sem o risco de perder o mandato, desde que se filiassem imediatamente a um partido recém-criado, no caso o PSD. Nunca se cogitou de que, para mudar, seria necessário ser fundador do novo partido.

O novo entendimento causa uma ventania de boa cepa: desde o seu registro em 28.09, o PSD passou a ser o receptáculo de vários parlamentares, principalmente da base de governos, pois a maioria dos governadores adquiriu o partido para lhes orbitar a legenda principal.

Caso proceda o entendimento, e se o TRE-RJ deferiu a busca é porque viu a fumaça do bom direito na tese, mais de 12 parlamentares do Rio de Janeiro, e um número ainda não contado de outros estados (no Pará, pelo menos dois deputados estaduais trocaram suas anteriores legendas pelo PSD), estarão no fio da navalha, pois, tanto quanto se sabe, nenhum participou da lista de fundação do partido.

Pelo sim, pelo não, e principalmente pelo talvez, uma enxurrada de pedido de vagas virão dos partidos originários e, no mínimo, os retirantes terão uma boa dor de cabeça.(Blog do Parsifal)

Edição em PDF de O Estado do Tapajós( 01.10.2011)


Alcoa incentiva trabalho voluntariado em Juruti

 
Juruti- Um ação de voluntariado da Alcoa, que reúne funcionários diretos e indiretos e familiares, levou cerca de 30 voluntários ao prédio da Associação dos Artesãos para limpeza, organização e revitalização da pintura da sede - a programação proporcionou mais um momento de surpresa em outra comunidade.

Desde o início da semana a comunidade do Jauari recebeu uma Ação Comunitária que deu início às atividades do Barco Escola, projeto do Clubinho da Tartaruga, comprado e equipado com recursos do Instituto Alcoa e da Alcoa Foundation. A iniciativa beneficiou 37 famílias e 45 crianças, com ações educativas, como contação de histórias e distribuição de kits de higiene bucal. 

Mas, o que surpreendeu os comunitários foi a doação de US$ 10 mil, entregues pelo presidente da Alcoa América Latina e Caribe, Franklin Feder, à comunidade.


Confira a programação 

07/10 – Caminhada do Coração
12/10 - Ação Comunitária na Comunidade de São Pedro - Serviços de cortes de cabelo e higiene bucal.
19/10 – Lançamento da campanha “Seja 10 em sustentabilidade” para os funcionários da mina de Juruti
22/10 – Action na comunidade de Santa Maria de Curumucuri com IPS a frente da organização – Ações educativas para adultos, higiene bucal e práticas esportivas
29/10 – Mini Action” na Creche Cordeirinho de Deus – atividades do Escritório Alcoa Belém.(Ascom/Alcoa)

Receptivo da Paratur dá as boas vindas aos turistas do Círio


Belém- Uma missa celebrada pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, com a presença da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, marcou a abertura do receptivo especial dos turistas do Círio. Realizado no Aeroporto Internacional de Belém pela Infraero e Companhia Paraense de Turismo (Paratur), esse ritual de boas vindas àqueles que participam da quadra nazarena já acontece desde 2006. Adenauer Góes, presidente da Paratur, participou da cerimônia ao lado do superintendente regional da Infraero, Paulo Roberto Pereira da Costa.
 
“Este receptivo, com grupos de carimbó, distribuição de material promocional, cheiro do Pará e outros produtos, já faz parte da tradição do Círio. É essa parceria com a Infraero é excelente, porque o aeroporto acaba sendo a porta de entrada principal para os turistas que vem a Belém por ocasião do Círio de Nazaré. Nada mais justo que esta visita da Imagem Peregrina, pois assim Nossa Senhora de Nazaré pode abençoar os turistas já em sua chegada”, disse Adenauer, antecipando que a estimativa para este ano é de 73 mil turistas durante as festividades.
 
Alexandra Ferreira veio de Jundiaí, em São Paulo, para uma missão de trabalho em Belém e gostou da forma carinhosa como os paraenses recebem os turistas no Círio. “No avião uma paraense que veio do meu lado falou que a cidade está em festa e que no aeroporto já tinha um clima de Círio. Gostei muito do que vi. Um jeito amistoso de receber a gente”, elogiou.
 
Quem também elogiou a iniciativa da Paratur, que selecionou mais de vinte grupos de carimbó para o receptivo no Aeroporto Internacional de Belém e no Terminal Rodoviário, foi o aposentado Benício Leão. Natural de Belém, ele mora há duas décadas em Atlanta (EUA), de onde vem todos os anos especialmente para o Círio. “Venho todos os anos e mais uma vez fiquei surpreso com a forma como o paraense recebe os romeiros e turistas. Estão todos de parabéns”, disse Benício.
 
Melhor do que apreciar as manifestações culturais e as iniciativas de bem atender o turista é fazer parte desse processo. “Fico orgulhosa de poder estar aqui, expressando a nossa cultura. E o Círio faz parte dessa cultura", disse a dançarina de carimbó Irondina dos Reis, 26 anos, que faz parte do grupo Expressões Culturais Urapuru.
 
O receptivo no aeroporto de Belém, organizado pelo gerente de Eventos Nacionais da Paratur, Carlos Figueira, se repetirá por 24 horas até o fim da semana do Círio. No terminal rodoviário será de 8h às 20 horas, com funcionamento do Posto de Informações Turísticas da Paratur nos dois espaços.(Benigna Soares - Ascom/Paratur)

Celpa recebe a Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Conceição

A imagem peregrina da padroeira dos santarenos, Nossa Senhora da Conceição, visitará a Superintendência Regional de Santarém, nesta sexta-feira, 07, às 8h30. A peregrinação às empresas da cidade, antecede o Círio da Conceição

Pela quarta vez a Celpa faz sua homenagem. A imagem será trazida em carreata pelos colaboradores, depois de receber homenagem em uma residência, no centro da cidade e transladada até a Subestação Santarém, onde receberá várias homenagens. 

"Será um momento de muita emoção, quando todos os colaboradores prestam homenagem a Mãe de Jesus, e fortalece sua fé", disse o Superintendente Regional Engº Edson Naiff.(Leiria Rodrigues)