quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Dois navios bauxiteiros passam a operar na hidrovia Trombetas-Amazonas


O “Tambaqui”, o primeiro navio bauxiteiro construído especificamente para as condições da hidrovia Trombetas-Amazonas trará benefícios para a Mineração Rio do Norte (MRN). Por suportar uma carga maior que a dos navios em uso, ele precisará de um menor número de viagens para transportar a demanda da Alunorte. O tempo gasto com atracações e desatracações dos navios menores será substituído por tempo de carregamento efetivo de bauxita. Isso significa mais eficiência na operação da MRN e menor pressão na fila de navios. O navio foi lançado ao mar no último dia 11 e deverá fazer sua primeira viagem a Trombetas no início de 2012.

Também em 2010 será lançado ao mar o segundo navio bauxiteiro encomendado para a Alunorte, o “Tucunaré”, que começará o transporte de bauxita ao final do ano. Juntos, o “Tambaqui” e o “Tucunaré” deverão transportar cerca de 6 milhões de toneladas por ano entre Porto Trombetas e Vila do Conde.(Texo e foto: Ascom MRN)

Atleta paraense conquista ouro nos jogos Pan-Americanos

Agência Pará

O paraense Péricles da Silva conquistou medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, junto com a seleção brasileira masculina de Ginástica Artística. A competição aconteceu na noite de terça-feira, 25. Apesar de residir em São Paulo, onde terina atualmente, Péricles tem raízes paraenses. Ele é um dos muitos atletas que encabeçaram as primeiras turmas do projeto Papo Cabeça (hoje chamado Pro Paz nos Bairros), criado na primeira gestão de Simão Jatene, onde começou a praticar o esporte.

O jovem de 22 anos iniciou os treinos na capital paraense com a orientação dos professores Noberto e Roberto.  “Ele sempre foi um menino muito dedicado, desde começou conosco, aos oito anos. Estamos muito felizes por essa conquista. Faço questão de ligar e parabenizá-lo por essa premiação”, disse Noberto.

Assim como Péricles, o incentivo ao esporte como ferramenta de inclusão, cidadania e formação beneficia centenas de outras crianças e jovens. Entre os próximos dias 2 e 6 de novembro, outros seis meninos irão embarcar para o estado de Goiás, onde participarão do Campeonato Brasileiro Pré-infantil de Ginástica Artística. “Daremos o mesmo incentivo que dispensamos ao Péricles. Esses atletas são muito disciplinados e tem muita técnica. Nosso objetivo também é lançá-los no cenário nacional da ginástica”, finalizou Noberto. O grupo viaja com apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.

Aprovada audiência para discussão do projeto Municípios Verdes

A Comissão Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou na manhã desta quarta-feira(26), por unanimidade, o Requerimento de Audiência Pública Nº 132 - CAPADR, DE 2011, de autoria do Deputado Lira Maia (DEM), que solicita realização de Audiência Pública para discutir a implantação do “Projeto Municípios Verdes” no Estado do Pará.

Pela proposta aprovada serão convidados  Adalberto Veríssimo, engenheiro egrônomo, mestre em ecologia e pesquisador sênior do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia – IMAZON;  Adnan Demachki, advogado e Prefeito Municipal de Paragominas/PA; Sidney Rosa,  secretário Especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção do Estado do Pará, e o Dr. Daniel Cesar Avelino, Procurador da República no Estado do Pará.

Segundo o deputado Lira Maia, O Estado do Pará por vezes ocupa o noticiário nacional com matérias negativas referente às questões ambientais. Foram diversas operações: “Arco de Fogo”, “Boi Pirata”, “Criminalização do Produtor Rural”, dentre outras. "Nosso objetivo é divulgar a nível nacional que o Pará está cumprindo com as metas de redução do desmatamento e de preservação ambiental", argumentou o parlamentar. 

“Decidimos fazer este debate no âmbito da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, trazendo para o Parlamento Brasileiro este importante debate de interesse do setor produtivo nacional. Através do Projeto “Municípios Verdes” queremos mostrar de forma positiva que o Estado do Pará vem cumprindo as metas de desenvolvimento sustentável, se tornando um exemplo para a Amazônia e para o Brasil no que se refere a preservação ambiental”, concluiu o Deputado Lira Maia.