terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Municípios recebem segunda parcela do FPM de dezembro


Será depositado, nas contas das 5.564 prefeituras de todo país, a segunda parcela dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Segundo informações da área técnica da União Brasileira de Municípios (UBAM), trata-se do segundo decêndio do mês de dezembro, repasse que será feito nesta terça-feira (20), com um montante de R$ 1.377.594.199,38, já com a retenção do Fundo Nacional de Valorização da Educação Básica e Valorização do Magistério (Fundeb).

O FPM em valores brutos, do mês de dezembro, deverá totalizar R$ 6,3 bilhões, com um acréscimo de 7% em relação ao mesmo período do ano passado. Mas, segundo o presidente da UBAM, Leonardo Santana, tendo em vista os efeitos da inflação, o FPM ainda demonstra significativa defasagem, considerando que os compromissos assumidos pelas administrações municipais aumentaram de valor, enquanto os recursos repassados são os mesmos de 2009, em detrimento de uma “estrondosa arrecadação do governo federal”.

Leonardo acredita que os valores do último repasse do ano, que será feito no dia 29, coincida com as previsões da Secretaria da Receita Federal, com aumento em torno de 12%.

Imetropará apreende 3 mil brinquedos em Santarém

Agência Pará

A equipe da Regional Santarém, com apoio de metrologistas de Belém, apreendeu na semana passada 500 luminárias natalinas (conhecidas como 'pisca- piscas') que estavam sem o selo do Inmetro e com o plug no padrão antigo. Dois mil brinquedos também foram apreendidos por estarem sem o selo do Instituto e outros mil por conterem selo falsificado. Foram coletadas, ainda, 100 peças de vestuário (peças íntimas e camisas femininas e masculinas) para verificação, em laboratório no Rio de Janeiro, se a composição das mesmas é a que está informada na etiqueta.

Na área de pré-medidos, o Imetropará coletou em todo o Estado mais de 200 itens, sendo que 80 estão sendo trazidos do interior para Belém para exame no laboratório. Dos 97 produtos já examinados, 71 foram reprovados por estarem com peso, volume ou comprimento abaixo do informado na embalagem. Apenas 25 foram aprovados, a maioria itens típicos do Natal, como peru congelado e panetones.

Outros 55 itens estão sendo examinados, com resultado previsto para janeiro, já que os fornecedores são notificados a acompanhar o exame e, para alguns, que são de fora do Estado, é dado um prazo maior para comparecer ao Imetropará. “A Operação Papai Noel é uma ação regular do Inmetro em todo o país. Para proteger o consumidor de irregularidades, o órgão intensificou a fiscalização, atuando em praticamente todo Estado”, disse Luiziel Guedes.

O pior espetáculo da Terra


shot004

Do Blog do Parsifal

Lendo uma reportagem do “Estado de S. Paulo”, sobre uma das maiores tragédias, provocadas por fogo no Brasil, um incêndio que tomou o Gran Circo Norte-Americano em Niterói, na noite de estreia em 17.12.1961, quando morreram 503 pessoas e centenas de pessoas restaram feridas, um quadro episódico merece ser postado aqui, pela sua peculiaridade.
Quem conta a cena é o médico Márcio Torres, à época com 26 anos e apenas três de formado:
shot002Conta Torres que nos primeiros dias depois do incêndio, viu um homem caminhar entre os leitos de queimados no Hospital Antônio Pedro, em Niterói.
De repente o homem apressou-se a sentar em uma cadeira ao lado de uma das mesas da enfermaria e, sem se conter, abaixando a cabeça entre as mãos, começou a chorar alto e compulsivamente.
Márcio Torres, acreditando que se tratava do parente de uma das vítima, foi ter com ele para lhe retirar da enfermaria. Ao se aproximar e tocá-lo, foi tomado de surpresa: tratava-se do então presidente João Goulart.
Não trocamos nenhuma palavra. Eu o peguei por um braço, o bispo de Niterói o pegou por outro, e o ajudamos a deixar a enfermaria”, conta o médico, hoje com 76 anos.
Jango, como sói saber, foi apeado da presidência pelo golpe militar de 1964.
Clique aqui para ler um infográfico preparado pelo “Terra”, sobre a tragédia do Gran Circo Norte-Americano.
Fotos: AE