terça-feira, 26 de junho de 2012

Uepa forma primeira turma de Medicina em Santarém


A Universidade do Estado do Pará (Uepa) outorga nesta quinta-feira (28), o grau em Medicina a 16 alunos do campus de Santarém. Eles integram a primeira turma da graduação no oeste do Pará. A solenidade acadêmico-administrativa, marcada para às 19h, no salão nobre do Barrudada Tropical Hotel, contará com a presença do governador Simão Jatene, paraninfo da turma e chanceler da universidade.

Implantado há seis anos na região do Tapajós, durante a primeira gestão de Jatene à frente do Governo (2003-2006), este foi o primeiro curso de Medicina a ser interiorizado no Estado. Diferentemente da metodologia aplicada na capital, em Santarém os alunos vivenciam a sala de aula por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based Learning) - uma espécie de conhecimento por meio da problematização. A PBL dá a liberdade de o aprendizado vir do próprio aluno, que busca conhecimento para discutir em sala de aula. A Uepa é a segunda instituição do Estado e a primeira pública a aplicar o modelo.

A proposta da Uepa é formar um médico que vivencie as diferentes especialidades médicas. Para isso, em Santarém, a formação acontece na grande escola, que é o SUS, e conta com parcerias com o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) Dr. Waldemar Penna, que em 2011 tornou-se polo de Residência Médica e Hospital de Ensino; com a Unidade de Ensino e Assistência em Saúde do Baixo Amazonas (Ueasba), gerenciada pela própria universidade; além das firmadas com o município, por meio das Unidades Básicas de Saúde e do Pronto Socorro Municipal.

Entretanto, o grande desafio de todos e também a maior preocupação do Governo do Estado, é manter os médicos na região do Tapajós depois de formados. Frente a isso, em 2012, a Uepa e entidades parceiras ofertaram vagas, pela primeira vez, para Residência Médica no oeste do Pará. Já estão em funcionamento nas áreas de Ortopedia, Cirurgia Geral e Saúde da Família. Assim, os concluintes poderão optar por fazer sua especialização médica na região, não precisando ter que ir para outros estados completar sua formação.
(Com informações da Agência Pará)

Nenhum comentário: