segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Voto sumiu na eleição que deu empate na AMAT


Do Blog do Parsifal: Deu empate e um voto sumiu

shot013

A eleição para a presidência da Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins (AMAT), que ocorreu no final desta manhã,  em Marabá, resultou em um empate.

Trinta e cinco prefeitos votaram. O resultado apurado apontou 17 votos para o prefeito de Tucumã Celso Cardoso (PDT), que é apoiado pelo governo (que compareceu com a sua tropa em Marabá), e 17 votos para o prefeito de Abel Figueiredo, Hidelfonso de Araújo  (PP).
Foram distribuídas, no entanto, 35 chapas: um dos votantes não depositou o seu sufrágio na urna.
Os candidatos conversam para saber como resolver a situação, já que o Estatuto da AMAT é omisso no caso de empate. Não há ânimo para repetir a eleição.
Atualizado às 13H43M:
A Assembleia Geral da AMAT, em virtude do empate, decidiu suspender o processo, assinando-se o prazo de até o dia 27.02.2012, para que se encontre uma solução negociada para o imbróglio surgido com a omissão do Estatuto.

Fomento ao desenvolvimento

José Ronaldo Dias Campos

Nós, amazônidas, deveríamos repensar a forma como nossas riquezas vêm sendo exploradas. Literalmente exploradas.

A madeira, sob cobiça mundial, extraído o desperdício que fica como sarrafo e serragem, tratados indevidamente como lixo, é quase toda exportada, inexistindo, afora as rústicas marcenarias de fundo de quintal, sem demérito aos bons profissionais da área, uma fábrica de móveis ou de beneficiamento em Santarém. Os móveis adquiridos no comércio local vêm do Sul ou Sudeste. É só conferir!

O minério e a soja padecem do mesmo mal. Saem nos porões dos navios de grande calado diretamente para o exterior, sem deixar, como no caso dos grãos, um quilo sequer nas prateleiras dos supermercados para consumo local. Estou apenas exemplificando.

Houvesse uma política de incentivo para o beneficiamento de insumos no próprio município produtor, creio eu estar-se-ia fomentando o real desenvolvimento regional, gerando emprego, melhorando as condições de vida do nosso povo.

Reflitamos sobre o assunto.   

Check-up veicular: o que fazer antes de viajar neste Carnaval


Antes de ir viajar, algumas medidas podem ser tomadas para evitar situações de perigo nas estradas, como determinadas checagens de segurança – desde a quantidade de combustível até o cumprimento das revisões periódicas que são fundamentais  e devem seguir rigorosamente  o que diz o  manual de instruções do fabricante. "Além de garantir uma viagem tranqüila, sem imprevistos, o investimento de alguns minutos antes de sair traz segurança não só aos ocupantes do carro como, também, a todos que estão na estrada", lembra o diretor executivo de sinistros da Allianz Seguros, Laur Diuri.
 Confira alguns itens que devem ser verificados, antes da viajar:  
·O estado dos pneus, incluso estepe, calibrando-os e a cada 10 mil quilômetros realizar o alinhamento e balanceamento; 
·Se as ferramentas para a troca do pneu e o triângulo de sinalização estão no carro; 
·A validade do extintor de incêndio;
·O nível da água no radiador, assim como o nível do óleo do motor. A troca do óleo e do filtro devem ser feitas de acordo com as recomendações do fabricante;
·Quantidade de água no reservatório do para-brisa;
·O estado das "palhetas" do limpador de para-brisa;
·O nível dos fluidos de freio e da direção hidráulica (quando existente);
·Se os faróis e lanternas estão funcionando perfeitamente;
·Vazamentos de óleo ou água no veículo podem ser constatados por  manchas no chão ou vestígio do produto nas mangueiros do motor;
       ·Eventual barulho anormal no veículo. Neste caso, procure um mecânico da sua confiança.

'Cazuzinha' foi sepultado hoje em Santarém


Dagomar Macedo, Laury Von e Cazuzinha, bons amigos e rotaryanos(Blog O Mocorongo)

Foi sepultado hoje de manhã. no cemitério Nossa Senhora dos Mártires, José Esteves Dias, o popular Cazuzinha.
Ele faleceu, ontem, aos 92 anos. Era viúvo da senhora Nélia Dias.
Cazuzinha foi torneiro-mecânico por muitos anos.