terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Jatene visita Alenquer, Santarém e Itaituba

A agenda do governador na região oeste, em sua primeira visita após o plebiscito, começa amanhã (quarta-feira) pela manhã, em Alenquer, onde Simão Jatene assina a ordem de serviço para o início das obras da ponte sobre o rio Curuá, uma reivindicação antiga dos moradores do município. Ainda na cidade, estão previstas visitas ao trapiche, a duas escolas municipais e ao estádio municipal. No começo da tarde, o governador embarca para Santarém onde, por volta das 15h30, deverá receber a prefeita Maria do Carmo Martins em audiência, no Hotel Barrudada. Ainda no hotel, Jatene reúne-se com representantes da Associação Comercial de Santarém. 
Em seguida, o governador fará o lançamento da maquete do novo estádio municipal de Santarém. Jatene pernoita no município e, na manhã de quinta-feira, participa da entrega de novo veículos para a Polícia Militar, Polícia Civil e Centro de Perícias Científicas Renato Chaves de Santarém. O governador também participa de um debate na Ufopa sobre as perspectivas de desenvolvimento para a região do Tapajós. No começo da tarde o governador parte de Santarém com destino a Itaituba, onde estão previstas visitas a obras.(Simone Romero)





Projeto abre inscrição para excursão geológica


O projeto “Roteiros Santarenos: Geologia, História e Turismo” abre inscrições para a sua primeira excursão geológica, denominada “Formações de Alter do Chão”. As inscrições são gratuitas e abertas à comunidade em geral. Os interessados devem inscrever-se através do correio eletrônico roteiros.santarenos@gmail.com ou no Programa de Ciências da Terra do IEG (Rua 24 de Outubro, 3707 – em frente ao Iate Clube), no período de 16 a 21 de fevereiro.

Vinculado ao Programa de Extensão “Cultura, Identidade e Memória na Amazônia” do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) e ao Programa de Ciências da Terra, o projeto pretende mobilizar a comunidade acadêmica e a sociedade santarena em geral para a necessidade de conhecer a geologia e a história da formação do lugar para a realização de um tipo de turismo voltado para a conservação – o geoturismo.

Ao todo, estão programadas 10 excursões em lugares que representam o grande potencial turístico de Santarém. Em cada excursão a comunidade poderá participar por meio de inscrição. De acordo com a Prof. Deize Carneiro, o projeto objetiva contribuir com a educação patrimonial, ou seja, a educação relacionada ao patrimônio geológico e natural, bem como também a educação ambiental de toda a comunidade santarena. “É uma forma alternativa de fazer educação ambiental e está dentro de uma área da Geologia, chamada de geoconservação. A geoconservação é uma linha teórica que contribui para a conservação de ambiente abióticos, isto é, rochas, relevos, minerais, ou seja, ambientes não vivos. É todo um movimento, uma linha teórica que há na Geologia e busca conservar a diversidade desses ambientes abióticos que chamamos de geodiversidade”, informa a Prof. Deize Carneiro, coordenadora do projeto.

Roteiros geoturísticos –
As excursões geológicas, também conhecidas como roteiros geoturísticos, reúnem turismo, lazer, o conhecimento científico voltado para a Geologia e a Geomorfologia. Como a região Oeste do Pará possui forte potencial turístico, com a ocorrência de inúmeras praias e belas paisagens, a coordenadora do projeto considera que todo esse potencial pode ser utilizado não só para o lazer, mas também para a realização de trilhas. “A riqueza geológica é de toda a região Oeste do Pará, não só de Santarém. Na cidade de Monte Alegre, por exemplo, por causa da geodiversidade do lugar, está sendo proposto um geoparque, ou seja, um território que, segundo a Unesco, deve ser conservado devido ao patrimônio geológico e sua importância para contar a história da Terra, a história da paisagem”, enfatiza. (Talita Baena – Comunicação/UFOPA)

Jornalista desiste de recurso e declara suspeito Tribunal de Justiça do Pará


O jornalista Lúcio Flávio Pinto, editor do Jornal Pessoal e articulista do Blog do Estado, emitiu nota ao público ainda há pouco informando que diante da falta de isenção de alguns magistrados em processos nos quais o jornalista é réu, deixará de apresentar recurso à decisão do presidente do STJ, que negou provimento ao agravo que apresentou para reformar sentença do TJE em favor do espólio do empresário Cecílio Rego de Almeida, considerado por pele como 'pirata fundiário' do estado do Pará.

Na nota, Lúcio Flávio escreve que " decidi não mais recorrer. Se fui submetido a um processo político, que visa me destruir, como personagem incômodo para esses bandidos de toga e as quadrilhas de assalto ao bem coletivo do Pará, vou reagir a partir de agora politicamente, nos corretos limites da verdade e da prova dos fatos, que sempre nortearam meu jornalismo em quase meio século de existência".

E arremarta: "Declaro nesta nota suspeito o Tribunal de Justiça do Estado do Pará, que não tem condições de me proporcionar o devido processo legal, com o contraditório e a ampla defesa, que a Constituição do Brasil me confere, e decide a revelia e contra os fatos."

Leia a íntegra a nota de Lúcio Flávio Pinto aqui

Concurso público para a Polícia Federal terá edital ainda em fevereiro, e março


A Polícia Federal está realizando a contratação da entidade que irá organizar e executar os concursos públicos para provimento das 1.200 vagas autorizadas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
 
O cronograma previsto para o preenchimento destas vagas é o seguinte:
 
1) 500 vagas de Agente (APF) e 100 vagas de Papiloscopista (PPF).
Editais de abertura = Fev-2012
Início dos Cursos de Formação = Jul/Ago-2012
Nomeação = Dez-2012/Jan-2013
2) 150 vagas de Delegado (DPF), 100 vagas de Perito (PCF) e 350 vagas de
Escrivão (EPF).
Editais de abertura = Mar/Abr-2012
Início dos Cursos de Formação = Jan-2013
Nomeação = Jun-Jul-2013
 

Este cronograma poderá ser alterado para contemplar eventuais necessidades administrativas ou ainda por interesse da Polícia Federal.

Projeto Fundo Amazônia investe em tecnologia para a Sema


Agência Pará

No primeiro desembolso do Projeto Fundo Amazônia para uso da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), foram adquiridos veículos, mobiliário e licenças corporativas de software de Sistema de Informações Geográficas. Esses equipamentos serão utilizados para apoiar as ações da Secretaria nas suas Unidades Regionais, em Altamira, Marabá, Santarém e Paragominas, e na sede, em Belém.
Os próximos recursos serão utilizados para adquirir equipamentos de áudio-medição (GPS, binóculos, máquinas fotográficas) e motos para apoiar as ações de gestão ambiental dos municípios. Os que estiverem habilitados à gestão municipal ambiental e assinarem Termo de Cooperação Técnica com a Sema serão beneficiados.
Os recursos do Fundo Amazônia - projeto que objetiva a redução das taxas anuais de desmatamento no território paraense - são oriundos do Governo Federal, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Para alcançar os objetivos, as ações concentram-se no Fortalecimento do Licenciamento Ambiental, Apoio à Infraestrutura para Emissão do Cadastro Ambiental Rural (CAR), Desconcentração e Descentralização da Gestão Ambiental. Com essas atividades, a Sema almeja assegurar o cumprimento da legislação ambiental do Estado e garantir também a celeridade da análise das demandas de licenciamento protocoladas na secretaria.
Texto:
Káthia Oliveira-Sema

Cientistas australianos provam que a mente controla a saúde e a doença


Cientistas australianos descobriram que o estado mental dos pacientes pode determinar todo o sistema imunológico. Através da criação de ilusões que enganam o cérebro e injetando compostos alergênicos, os cientistas descobriram que os indivíduos mentalmente predispõe o organismo a se defender ou para ficar relaxado.




Um ser humano pode influenciar a sua imunidade com um único pensamento. Isto foi revelado depois de um estudo bem sucedido por cientistas australianos.
Pesquisadores da Universidade do Sul da Austrália conduziram uma experiência em que os voluntários foram vacinados com a histamina, um composto orgânico envolvido em respostas locais do sistema imunitário, e mediram a intensidade da reacção.

Foi utilizado no experimento a "ilusão da mão de borracha", que consiste que o participante pode desenvolver a ilusão de sentir tudo o que acontece de colocar uma mão artificial com ele e seus olhos, como se fosse seu próprio membro. Cientistas australianos começaram a ver seus voluntários com uma mão de borracha e esconderam a mão real, com histamina injetado na mão artificial e na mão real ao mesmo tempo. Em outro experimento, as duas mãos dos voluntários foram injetados com a histamina, sem recriar ilusões.


Acontece que quando os participantes estavam sob o efeito de ilusão, a reação alérgica foi muito mais intensa. Os investigadores explicaram a ação do cérebro, que controla o sistema imunológico


Quando os voluntários foram injetados eles (no segundo experimento sem recriar ilusão), acreditavam que, na realidade, não corriam nenhum perigo, e tiveram uma reação alérgica moderada. Mas quando viram que a injeção foi colocado na mão de borracha, o cérebro "acreditou" que este procedimento não poderia resultar em nenhuma consequência. Então deixou de controlar a mão "esquerda" que correspondente à mão de borracha (como se esta mão já não pertencia a ele, algo que os cientistas descrevem como se a mão foi "rejeitada").


Segundo os autores disseram no estudo, nesses experimentos testados comprovam a idéia de que o cérebro exerce controle sobre várias partes do corpo dependendo da forma como achamos que essas partes pertencem a nós.


Os pesquisadores salientam que sua descoberta poderia ajudar a estabelecer novas relações entre diversas doenças autoimunes, como esclerose múltipla e outros distúrbios psychoneurological em que o paciente tem alterado a percepção de seus próprios corpos, como o AVC, esquizofrenia, autismo, epilepsia ou anorexia nervosa.

Doe sangue neste carnaval

Quem fala a verdade no caso Abaré?


 O Projeto Saúde & Alegria está botando a boca no trombone por que a entidade italiana Terre Des Hommes (TDH) decidiu não renovar o projeto de cooperação com o PSA para o uso e custeio do barco-hospital Abaré, de sua propriedade.

No início deste mês, a TDH comunicou que a cooperação estava rescindida e que o barco seria retirado dos programas que executa em Santarém e vários municípios da calha do rio Tapajós.

Mas o intrigante nesta história toda é que o PSA subiu o tom contra a entidade italiana, acusando-a de 'arbitrária' e de ter ferido as regras multilaterias de 'cooperação internacional'.

Provocado por um atento leitor, o Blog do Estado faz alguns questionamentos:

1- Por quê até hoje o PSA não divulgou o inteiro teor do documento de cooperação entre a ONG e a entidade italiana?
2- Por quê o PSA não divulgou os relatórios de acompanhamento dos projetos?
3-Por quê o PSA não publicou na internet a prestação de contas desse convênio com o TDH?
4-Por quê  PSA não publicou os comunicados prévios que o TDH fez sobre a decisão de suspender a execução do projeto?
5- Por quê o PSA não convoca auditores independentes para avaliar o trabalho do barco-hospital?

Com a palaavra, os falantes dirigentes do Projeto Saúde&Alegria.