quarta-feira, 2 de maio de 2012

Santarém apresenta projeto à FIFA para sediar treinos de seleções


A defesa para que Santarém seja Centro de Treinamento (CT) para as Seleções participantes da Copa do Mundo de 2014 foi feita na manhã desta quarta-feira (02/05) no Rio de Janeiro ao Comitê Organizador da FIFA pela Prefeita Maria do Carmo Martins Lima. 

A equipe da prefeitura, também integrada por Rita Peloso (Assessora de Esporte e Lazer), Socorro Pena (Secretária Municipal de Governo) e Valéria Lima (Arquiteta e Coordenadora do PAC), foi recebida por Frederico Nantes e André Bello, respectivamente, Coordenador e Gerente de Competição e Serviços às Equipes do Comitê Organizador da Copa de 2014, que após verem o Projeto Técnico de Santarém, deram as orientações sobre o que deve ser feito para que o Estádio Colosso do Tapajós se adeque aos padrões da FIFA.

Outro desafio repassado pelo Comitê da Copa à Prefeitura de Santarém foi sobre a rede hoteleira, que segundo eles, também precisa preencher alguns requisitos. 

“São condições que eles estabelecem como necessárias para a infraestrutura dos hotéis. Assim que chegar à cidade, vou conversar os responsáveis do setor hoteleiro e juntos, tentaremos encontrar alternativas se quisermos continuar na disputa como Centro de Treinamento. Temos grandes expectativas. Mesmo que não consigamos ser subsede da Copa do Mundo, nosso trabalho já terá valido a pena pois estamos fazendo com que Santarém ganhe visibilidade e nossos potenciais sejam conhecidos e reconhecidos”, afirmou a prefeita Maria do Carmo.(Fonte: Ascom PMS) Foto: Valéria Lima

Empresas suspeitas de lavar dinheiro do ‘jogo do bicho’ em Santarém

Alailson Muniz
Da Redação de O Estado do Tapajós


Várias empresas devem ser investigadas pelas Polícias Civil e Federal para saber se elas lavavam o dinheiro arrecadado em Santarém com a prática do jogo do bicho e a operação e distribuição de máquinas caça-níqueis. As duas práticas são proibidas pela legislação brasileira. Entre as empresas suspeitas está uma locadora de caro que funciona na cidade.

A operações "Caça Caçador" e "Vegas Santarém" realizada nesta quarta-feira, 25, resultou na prisão de Celso Augusto Crespo Rattes, Railson Rabelo Chagas, Reginaldo de Paiva Lima e Geraldino de Paiva Lima. O último saiu após pagamento de fiança. Os demais ficaram presos no Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura.

Os investigados posavam com grandes empresários em Santarém e ostentavam muita riqueza. A Polícia Federal quer saber se essa ostentação é resultado da prática do jogo do bicho. Também quer saber o que era feito com o dinheiro arrecadado.

A reportagem apurou que grande parte desse dinheiro era injetada em empresas, algumas que funcionam dentro da cidade. As investigações devem descobrir se há ou não a prática de lavagem de dinheiro, haja vista que não se pode comprovar a obtenção dos recursos por meio da prática do jogo do bicho. Dessa forma, os acusados enganavam também o fisco brasileiro ao comprovarem os seus rendimentos. 

Por isso, a segunda parte das investigações deve envolver uma parceria com a Receita Federal. O processo corre em segredo de justiça e é presidido pelo juiz federal Airton Portela, da Justiça Federal de Santarém.

Policiais envolvidos

A prática do jogo do bicho sem a devida fiscalização só foi possível em Santarém com a cumplicidade de alguns policiais da Polícia Civil apontam as investigações. Pelo menos um delegado está sendo investigado pela Polícia Federal. A reportagem apurou que ele, inclusive, já exerceu o cargo de superintendente no Baixo Amazonas. Investigadores também são alvo de suspeitas, alguns ostentam patrimônio incompatível com os rendimentos mensais.

O esquema do jogo do bicho e das máquinas caça níqueis vai esbarrar em muita gente "grande" na cidade. Especialistas nesse tipo de processo disseram á reportagem que a vida dos acusados pode está em risco, haja vista que eles são uma importante fonte de informação.

---
Matéria publicada na edição desta semana de O Estado do Tapajós