sexta-feira, 6 de julho de 2012

Capa da edição desta sexta-feira de O Estado do Tapajós


Clique na imagem para ampliar.

Sebastião Tapajós, a imagem


Ilustração: Sérgio Bastos, jornalista, design gráfico, é ilustrador de O Estado do Tapajós.

Paratur organiza mapeamento cultural do pólo Tapajós e lança livro sobre cuias pintadas

Clique na imagem acima para ampliar.

Nadadores de Santarém não têm piscina olímpica para treinamento

 Clique na imagem acima para ampliar.

Ministério Público proíbe estacionamento em frente à sede em Santarém

 
Clique na imagem para ampliar.

Alcoa começa reflorestar primeiro platô de bauxita em Juruti

Clique na imagem para ampliar.

Pesquisas por petróleo e gás vão incluir Belterra e Mojuí dos Campos


Clique na imagem para ampliar.

Médica formada em Santarém diz porque vai permancer na região

Clique na imagem para ampliar.

Secretário de Segurança e comandante da PM já estão a caminho de Jacareacanga

Agência Pará

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Luiz Fernandes, acaba de embarcar para o município de Jacareacanga, no sudoeste paraense, onde se reunirá com as lideranças indígenas que protestam na cidade. Junto com Fernandes, embarcou também o comandante geral da Polícia Militar, coronel Daniel Borges. A comitiva fará uma escala em Itaituba, onde um promotor do Ministério Público se juntará aos representantes estaduais. A previsão de chegada em Jacareacanga é para o início da tarde, quando também devem chegar à cidade as tropas da Polícia Militar, que se deslocam nesta sexta-feira (6) de manhã para o local. Segundo informações de representantes do Estado na cidade, uma delegação de indígenas receberá de forma pacífica a comitiva do Estado, bem como os policiais.

Na tarde desta quinta-feira (5), as lideranças, que fazem a manifestação em represália ao assassinato do índio Leo Munduruku, encaminharam uma pauta de reivindicações para a presidência da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Brasília (DF). Representantes da Funai no município de Itaituba, na mesma região, não tiveram acesso ao documento enviado pelos indígenas por problemas de comunicação, mas adiantaram os principais pontos da pauta. “Entre as reivindicações apresentadas estão a instalação de um posto policial com autonomia no município, a fim de conter o tráfico de drogas e a criminalidade na região, e a elucidação do assassinato de Leo Munduruku. Somados a este, já se tem pelo menos 15 casos envolvendo indígenas”, informou Ademir Macedo, da Funai.

Segundo ele, o tráfico e o consumo de drogas na região preocupam as lideranças indígenas, pois as substâncias entorpecentes estão chegando cada vez mais próximo de crianças e adolescentes, em mais 100 aldeias localizadas às margens dos rios Cururu, Tropa e Kabitutu.

Comitê
Ainda na tarde da quinta-feira, foi instalado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) um gabinete de crise no município de Itaituba. À frente do comitê, o subcomandante geral da Polícia Militar, coronel Walcir Queiroz, reuniu representantes do Estado, Município e União, a fim de encontrar uma solução para o impasse com os Munduruku.
Um dos membros do comitê é a promotora de Justiça de Jacareacanga, Maria Raimunda Silva. Durante a reunião, a promotora fez questão de enfatizar que a população do município é pacífica. O prefeito do município, Raulien Oliveira de Queiroz, também integrante do comitê, disse que tentou negociar com as lideranças indígenas, mas não obteve êxito. Segundo ele, os indígenas querem conversar com um representante do Estado ou do governo federal. Participaram da reunião representantes da Funai, do Exército, da 3ª Vara Criminal de Itaituba, da Câmara Municipal de Itaituba, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Federal e da Prefeitura. As negociações continuam na manhã desta sexta-feira (6).
Texto: Thiago Melo-Secom

Apenas três partidos da coligação encabeçada pelo PT em Santarém têm representantes na Câmara de Vereadores

Dos dozes partidos que formam a coligação da candidata do PT Lucineide Pinheiro à prefeitura de Santarém, apenas dois partidos, além do PT - PDT e PR - têm expressão eleitoral e mantém vereadores com assento na Câmara. Os outros nove partidos, em sua maioria, sáo 'legendas de aluguel'. O Pc do B, um desses nanicos, é um partido satélite do PT no plano nacional e faz parte do arco de alianças preferencial dos petistas na maioria dos municípios brasileiros.

A coligação de Alexandre Von(PSDB) é mais representativa eleitoralmente, apesar de contar - sete partidos - com um número de siglas menor que a coligação encabeçada pelo PT. A maioria dessas legendas é representada na Câmara de Santarém, como DEM, PV, PSB, PSD e PSDB. 

José Maria Tapajós, candidato a prefeito pelo PMDB, que também é vereador, também formou coligação com pequenos partidos para a disputa de outubro.