terça-feira, 4 de setembro de 2012

Deputado Nélio Aguiar elogia instalação de sede do Sest Senat em Santarém

O deputado Nélio Aguiar (PMN) deu entrada, hoje, na Assembleia Legislativa (Alepa) a requerimento  de votos de aplausos à Confederação Nacional dos Transportes, (CNT) em nome do seu presidente Clésio Andrade, pela inauguração da unidade do  Sest Senat, em Santarém, ocorrido no último dia 24.
 A unidade do Sest Senat, que tem mais de 4 mil m2 de área construída, foi projetada para oferecer cursos de qualificação e de atualização, além de atendimento médico, psicológico e odontológico. “A  infraestrutura também tem área para a prática de lazer e de atividades culturais por trabalhadores do setor, caminhoneiros autônomos, taxistas e seus familiares”, detalhou Nélio Aguiar.
Segundo o parlamentar, a nova unidade hoje conta com sete salas de aula e um laboratório de informática na área reservada à qualificação profissional, sendo que os serviços de saúde contam com sala de fisioterapia, clínica psicológica e consultórios odontológicos, com capacidade para 1,8 mil atendimentos mensais por dentistas e 1,5 mil atendimentos na área médica. “Ligado à Confederação Nacional do Transporte, o Sest Senat atua na preparação de mão de obra para o setor transportador e na melhoria da qualidade de vida de trabalhadores no transporte”, diz o requerimento do parlamentar.

Belém: Edmilson tem memória curta

Artigo de Lúcio Flávio Pinto, sob o título original de Maldição belenense



O candidato que lidera as pesquisas para a prefeitura de Belém, o deputado estadual Edmilson Rodrigues, do PSOL, não se lembra de erros que possa ter cometido nos seus dois mandatos (1997-2004) pelo PT. Foi o que disse em entrevista ao Diário do Pará de 14 de junho. “Tudo o que fiz foi para melhorar a vida do povo e houve um reconhecimento tanto do povo quanto das instituições nacionais e internacionais”, completou.

Instado a apresentar as obras que levaram a essa aprovação, arrolou obras na praça D. Pedro II, na contígua praça do Relógio, o conjunto Ver-o-Peso, canteiros laterais e ciclovias na Almirante Barroso, reinauguração da avenida Augusto Montenegro, Pronto Socorro do Guamá, Ver-o-Rio, praça Waldemar Henrique.

Várias dessas obras são de baixa qualidade e de significado modesto. Mas por que Edmilson não se lembrou do viaduto da Doutor Freitas, mais conhecido por tobogã de carro, e do túnel empacado do Entroncamento? Por que esqueceu a Aldeia Cabana, o bondinho do centro velho (arquivado até hoje, depois de seis milhões de reais gastos), o inviável Belo Centro (outros milhões queimados)?

O homem que não se lembra de ter cometido erros fez uma administração cinza, sem destaque, de obras absolutamente secundárias e de muitos erros. Foi reeleito, como reeleito conseguiu ser Duciomar Costa. Mas o PT não manteve o cargo que foi de Edmilson. E Ana Júlia Carepa não conseguiu se reeleger. Se a memória não falhar, o povo perceberá que o retorno de Edmilson Rodrigues ao comando da capital é um autêntico retrocesso.

O problema é: qual das opções não será também uma volta no tempo?

Ai de ti, Belém.

Santarém discute proposta de Política Estadual de Manejo Florestal Comunitário e Familiar


O Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor), em parceria com o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), por meio do Grupo de trabalho da Política Estadual do Manejo Florestal Comunitário e Familiar promovem, de 8h às 18h, nos dias 5 e 6, a Oficina de Discussão e Elaboração da Proposta de Política Estadual de Manejo Florestal Comunitário e Familiar (MFCF), em Santarém.

O evento tem como objetivo analisar os princípios, objetivos e diretrizes da Política Estadual do Manejo Florestal Comunitário e Familiar, incluindo as responsabilidades do poder público e os instrumentos aplicáveis, visando promover benefícios econômicos, sociais e ambientais aos manejadores e ao meio ambiente. A oficina será realizada no Centro de Formação Agrícola Francisco Roque, localizado na Comunidade de São Brás, região do Eixo Forte, em Santarém, na região do Baixo Amazonas.(Fonte:Ideflor)