terça-feira, 18 de setembro de 2012

Alexandre Von lidera pesquisa do Ibope em Santarém


O candidato do PSDB, Alexandre Von lidera a corrida  pela prefeitura de Santarém com 39% das intenções de votos. Em segundo lugar está a candidata do PT Raimunda Lucineide Pinheiro, com 27%. José Maria Tapajós do PMDB é o terceiro colocado, com 13% das intenções de voto. Márcio Pinto (PSol) e Rubson Santana (PSC) têm 8% e 5% respectivamente. Eleitores que disseram que vão votar em branco ou nulo somaram 2% dos entrevistados. O percentual dos que disseram não saber em quem vão votar ou se recusaram a responder foi de 6%. Os dados são da pesquisa estimulada (onde os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados) feita pelo Ibope no período de 12 a 14 de setembro. Foram ouvidos 406 eleitores no município e a margem de erro é de cinco pontos para mais e para menos. 

Na pesquisa espontânea (aquela em que o entrevistado precisa lembrar do nome do candidato) Von tem 38% contra 26% de Lucineide e 12% de José Maria Tapajós. Márcio Pinto e Rubson Santana foram lembrados por 7% e 5% dos entrevistados, respectivamente. Os brancos e nulos, nesse caso, chegam a 3% e os que disseram não saber ou preferiram não responder somaram 10%. 

Governo Jatene tem boa aprovação

A pesquisa avaliou ainda a atual administração da prefeita Maria do Carmo Martins do PT. Ela foi considerada ótima ou boa por 31% dos entrevistados e regular por 39%. Para 31% o governo de Maria do Carmo foi ruim ou péssimo. O governador Simão Jatene também foi avaliado no município. A administração do Estado foi considerada boa ou ótima por 34% dos entrevistados. Para 38% ela é regular e para 26%, ruim ou péssima. Três por cento dos entrevistados não responderam. A administração da presidente Dilma Rousseff foi considerada boa ou ótima por 61% dos pesquisados. Para 29% ela é regular e 8% disseram que a administração federal é ruim ou péssima. 

A pesquisa procurou levantar ainda os maiores problemas da cidade na opinião dos eleitores. O calçamento/pavimentação de ruas apareceu em primeiro lugar, citado por 50% dos entrevistados. Saúde (49%) e educação (24%) foram o segundo e terceiro problema mais lembrados. Geração de emprego, abastecimento de água e rede de esgoto foram citados por 22%, 19% e 17% dos entrevistados, respectivamente. 

A pesquisa foi contratada pelo DIÁRIO DO PARÁ registrada no TRE-PA sob o protocolo n° PA-00119/2012.(Diário do Pará)