quarta-feira, 20 de março de 2013

A Tecejuta


Lúcio Flávio Pinto
Articulista de O Estado do Tapajós 

Cabeças das máquinas de tecelagem abandonadas. Foto: Carlos Matos


Em 3 de setembro de 1953 o ministro da Fazenda, depois de ouvido o Banco do Brasil, informou ao presidente Getúlio Vargas, em exposição de motivos, que “fora atendido em caráter excepcional o pedido da Companhia de Fiação e Tecelagem de Juta de Santarém, para que sejam importados três conjuntos de geradores de 400 kw e 10.00 sacos de cimento, em moeda não conversível”.
 
Era o resultado de duas audiências que Elias Pinto, levando consigo os irmãos Tuji, imigrantes japoneses que trouxeram a planta da Ásia, tivera no Rio de Janeiro com o presidente. 

A audiência foi marcada porque Getúlio se impressionou com a saudação que o jovem político (então com 25 anos) lhe fez em Santarém, durante sua passagem pela cidade, em campanha eleitoral, em 1950. 

Entregou-lhe um cartão e disse-lhe que, se fosse eleito, devia procurá-lo para tratar da industrialização da fibra, um dos temas do discurso. O presidente cumpriu sua promessa: encaminhou, com seu empenho pessoal, todos os pedidos que lhe foram feitos, como a importação de máquinas e equipamentos, sem a necessidade de divisas. 

Assim começou a saga da implantação da Tecejuta, a primeira grande indústria no Baixo-Amazonas paraense. Uma história que terminou cedo – e, infelizmente, não terminou bem.

Nenhum comentário: