terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Infância na várzea de Santarém


Crianças brincam, no terreiro, na comunidade de Aninduba, várzea de Santarémm, tendo os patos a lhes fazer companhia.

Foto: Arquivo do Jornal O Estado do Tapajós. 2009.

Mudanças na Lei ampliam atendimento pelo programa Garantia-Safra

Agricultores familiares de todo o Brasil, a partir da safra 2013/2014, poderão receber benefícios do Garantia-Safra – programa executado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). 
 
Para isso, é preciso a comprovação de que os agricultores familiares estão em municípios sistematicamente sujeitos a perda de safra por estiagem ou excesso de chuva e que estados e municípios façam a adesão ao Fundo Garantia-Safra. 
 
A novidade foi definida pela Lei nº 12.766, publicada no final de dezembro, que alterou a Lei nº 10.420, de 10 de abril de 2002 - que institui normas gerais para o Programa.

Livro e DVD sobre maestro Isoca já estão à venda


O Instituto Cultural Boanerges Sena(ICBS) colocou à venda, em sua sede localizada à tv. 15 de agosto, 1248 (Cep: 68.005-300), sua mais recente publicação - um livro + DVD sobre a vida do maestro Wilson Fonseca, o maestro Isoca. 

A compra pode ser feita pelos telefones 93-3523-3690/9975-2295 ou por email do ICBS: cristovamsena@bol.com.br. As duas obras custam R$ 50,00.

Cristovam Sena, o organizador da publicação, reuniu no livro 'Isoca Idílio do Infinito' o conteúdo de três horas de um depoimento gravado, em 1991, pelo prõprio personagem em fitas k-7 e mais a entrevista concedida por Isoca a Cristovam, em julho de 1989.

O DVD que acompanha o livro contém uma entrevista com Isoca, ao piano, onde o  maetro dá um interessante depoimento sobre o cinema mudo e a música de Santarém do século passado.

Assessora da ex-prefeita Maria do Carmo tem lotação abortada

Parece brincadeira com o dinheiro público.

Mas o apagar das luzes da administração da prefeita Maria do Carmo encobria atos escandalosos que estão vindo à tona, todos os dias.

A mais recente e escabrosa má utilização do dinheiro público dá conta da tentativa, felizmente frustrada, de contratar e colocar à disposição da Câmara de Vereadores de Santarém, com salário de R$ 3.800,00, a ex-assessora Denise Marsala(foto).

No dia 28 de dezembro, pousou na mesa do presidente do legislativo, o então vereador José Maria Tapajós, ofício assinado pelo secretário de administração Kássio Portela, encaminhando a 'nova temporária' da municipalidade para ser lotada na Câmara, com ônus para o legislativo municipal.

José Maria, com a batata quente nas mãos, sobrestou o documento e o repassou à nova mesa diretora que, ao receber Denise no gabinete da presidência, desfez o ato, mandando o documento imoral e ilegal para o lixo.