quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

PT deixa a prefeitura de Santarém, mas não devolve celulares



O secretário de planejamento do município, Valdir Matias Jr., descobriu que não foram devolvidos a sua pasta, até a manhã de hoje, nenhum dos 15 aparelhos celulares contratados junto à Vivo pela Semplan, comandada até 31 de dezembro por Everaldo Martins Filho, irmão da prefeita Maria do Carmo(PT).

Amanhã, a Semplan vai fazer o cancelamento das linhas e o secretário não descarta comunicar à polícia o sumiço dos aparelhos.

Rios das cores do Brasil


As águas amareladas(barrentas) do rio Amazonas se misturam com as azuis do Tapajós, tendo o verde das matas a emoldurá-los.

Foto: Arquivo do JornalO Estado do Tapajós

Algumas mulheres da história da Matemática

Esta é um das muitas histórias reproduzidas pelo professor santareno João Batista Nascimento em seu trabalho intitulado "Mulheres da História da Matemática - ICEN/ UFPa.

Amalie Emmy Noether foi uma das mais fundamentais algebristas e Matemática das mais talentosas. Filha do algebrista e professor da Universidade de Erlanger Max Noether (1844-1921), defendeu tese de doutorado em 1907 intitulada Sobre Sistemas Completos de Invariantes para Formas Bi-quadradas Ternárias, cujo orientador foi Paul Gordan (1837-1912). Sendo que os trabalhos de tiveram influência de matemáticos como Ernst Fischer (1875-1959) e David Hilbert (1862-1943).

Além de ter sofrido pelos já arraigados preconceitos de gênero, Emmy Noether foi uma das cientistas perseguida pelo nazismo, forçando-a ir para os Estados Unidos, quando foi uma das integrantes do Instituto Avançado de Princeton. E quando se consociam o abstracionismo que caracteriza sua área e o nível trágico do ensino da matemática, como é o caso brasileiro, essa ca praticamente invisível. Pois, quase nada do que ela desenvolveu, agora em termos de graduação, é  abordado. O que segue é  tentativa de despertar interesse num dos temas desenvolvido por Emmy Noether.

As outras histórias você pode conferir aqui.

Divergências cercam "cessão" de promotor

A notícia reproduzida abaixo pode ser aplicada à promotora Maria do Carmo, ex-prefeita de Santarém, que planeja se licenciar, ilegalmente, mais uma vez do MP para ocupar função no executivo federal. Maria do Carmo ingressou na promotoria em 1990, tal qual o promotor Marco Aurélio do Nascimento.

 Do Espaço Aberto

A cessão, pelo Ministério Público, do promotor de justiça Marco Aurélio do Nascimento para ocupar o cargo de secretário de Economia da gestão Zenaldo Coutinho, está sendo objeto de sérias e explícitas contestações.
Juristas ouvidos pelo Espaço Aberto entendem que a Constituição e as Leis Orgânicas do Ministério Público são claríssimas em vedar aos membros do MP em atividade, mesmo em disponibilidade, o exercício de qualquer outro cargo na Administração Pública.
A única exceção a essa regra é se o membro do MP tiver ingressado na carreira “antes” da Constituição de 1988 e tenha feito “opção” escrita pelo anterior regime jurídico do Ministério Público (o da Lei Complementar nº 40/1981), que permitia esse exercício.
No MP do Pará, somente os procuradores Manoel Santino do Nascimento Júnior e Miguel Baía preenchem essas condições, uma vez que entraram no MP antes da CF e optaram expressamente pelo regime anterior).
O promotor Marco Aurélio só entrou no MP depois da Constituição Federal e não não fez opção nenhuma, até porque não podia optar. O Conselho Superior, ao autorizar a “cessão”, baseou-se em um recente “precedente” do MP de São Paulo.
O precedente é classificado por alguns juristas como uma "piada". O voto vencedor tem umas dez páginas sustentando a ilegalidade e a impossibilidade da “cessão”. E só na última página diz que essa vedação tem acarretado prejuízos “políticos” ao Ministério Público, porque reduz a sua “representação” etc. e tal..
No fim, todavia, vota pelo deferimento da “cessão”.
Vai ver que, por essa lógica, se o voto vencedor do "precedente" do MP de São Paulo sustentasse a legalidade da "cessão", a manifestação final seria por seu indeferimento.
Como entender essas coisas?
Como entender coisas que tais?