segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Cosanpa contrói novo poço para normalizar abastecimento em bairro de Santarém

Agência Pará

Fica pronto na primeira quinzena de fevereiro deste ano o novo poço que vai garantir a normalização do abastecimento de água no setor Nova República, em Santarém, oeste do Estado. A construção é feita em caráter emergencial, após o rompimento do revestimento interno de um dos poços que produziam a água usada na área. A garantia é da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).

Santarém é abastecido com a captação de água subterrânea, ou seja, por poços artesianos. Na Nova República, que abastece os bairros Vitória Régia, São Francisco e Matinha, o fornecimento vinha de dois poços. O revestimento interno do poço 1, que é responsável por 60% da produção de água, rompeu, ocasionando a diminuição da produção de água para as áreas abastecidas pelo setor.

São 3.622 imóveis ligados à rede pública de abastecimento de água, ou cerca de 18.110 habitantes, que estão com o fornecimento de água reduzido. Segundo o diretor de Operação da Cosanpa, Antonio Crisóstomo, a empresa contratada para a construção do poço está trabalhando para resolver a situação o mais breve possível, dentro do cronograma da obra.

Prefeitura esclarece plantão de madrugada no PSM

A respeito do post "PSM sem plantonista nesta madrugada", a direção do  Pronto Socorro Municipal, através do coordenador dr. Fábio Botelho, esclarece que os médicos plantonistas estavam de serviço normalmente. 

A direção informa que durante o plantão, os médicos, assim que comunicados, também atendem ocorrências fora do PSM, nas clínicas médica e cirúrgica.
CCOM/PREFEITURA DE SANTARÉM

Seduc é alvo de investigação da PF

No Jornal Pessoal de Lúcio Flávio Pinto, que está nas bancas de Belém: 

“No dia 13 a coluna Repórter Diário, do Diário do Pará, publicou a seguinte nota, sob o título Rombo: "Autoridades paraenses estão com as barbas de molho com a chegada de um grupo de investigadores da Polícia Federal e de auditoria federal em uma secretaria do Estado, a mando do Tribunal de Contas da União (TCU), para apurar suposto rombo astronômico em convênios com o governo federal. Já houve mudança no comando e até dondocas estão temerosas de que o escândalo se torne público. Por enquanto a investigação da PF é sigilosa, mas brevemente deve vir à tona, mostrando toda a extensão dos quadrilheiros".

Para uma coluna de jornal, a nota é suficiente. Mas o assunto, demasiadamente sério, exigia apuração imediata, a serviço do distinto leitor, o que o Diário não fez. A secretaria referida é a de educação. A troca de comando se deu entre Nilson Pinto de Oliveira[Promoção Social], que retomou o seu lugar de deputado na Câmara Federal, e Alex Fiúza de Melo. 

A mudança não foi pacífica. Talvez resulte em distanciamento crítico entre o governador Simão Jatene e o seu ex-secretário, ambos do PSDB. As dondocas citadas podem ter comparecido ao casamento suntuoso do deputado com a socialite Lena Ribeiro. As suspeitas de irregularidades somariam, segundo as denúncias em apuração, dezenas de milhões de reais.

Celpa deve R$ 3 milhões à Prefeitura de Santarém

A divida da Celpa com a Prefeitura de Santarém é de mais de R$ 3 milhões referente ao saldo do acerto de contas de manutenção da iluminação pública com o recebimento da taxa na conta de luz.

Academia de ginástica do parque volta a funcionar amanhã

A academia de ginástica do Parque da Cidade de Santarém, que estava desativada desde o dia 31 de dezembro de 2012, volta a funcionar amanhã, segundo informações do secretário da Juventude, Esportes e Lazer, Erasmo Maia.

Licenciamento da SISA/Buriti jamais poderia ter sido liberado, diz titular da Sema

O secretário de estado de meio ambiente, José Alberto Colares, que sábado esteve em Santarém, afirmou que apóia a decisão do secretário municipal de meio ambiente, Podalyro Neto, de suspender as licenças expedidas à SISA/Buriti, no ano passado, pelo ex-titular da Semma, Marcelo Corrêa.

"A área do empreendimento é de 480 hectares e o que houve foi o fracionamento das licenças para que o Eia/Rima não fosse exigido. Essas licenças jamais deveriam ter sido expedidas", defendeu Colares.

PSM sem plantonista nesta madrugada

Segundo o repórter Alcindo Lima, da Rádio Rural, não havia médico plantanista na madrugada de hoje no Pronto Socorro Municipal, em Santarém.