sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

CPI do empréstimo consignado na Prefeitura de Santarém

Em sua prestigiada coluna, publicada na edição de hoje de O Estado do Tapajós, o advogado José Olivar especula sobre a possibilidade da proposição de uma CPI para apurar o escândalo do empréstimo consignado a serviores temporários durante a gestão da ex-prefeita Maria do Carmo.

Contraponto ambiental

Bem diferente da administração petista, o governo tucano em Santarém impõe respeito ao processo de licenciamento ambiental.

Ao contrário da Buruti, que fez o que fez aos olhos da então prefeita Maria do Carmo, a GeoRadar, que recebeu licença da Sema estadual para pesquisar gás e petróleo no município, antes de enfiar uma única sonda no solo santareno, tratou de protocolar no órgão ambiental local o memorial descritivo de suas atividades, informando o prefeito Alexandre Von acerca todos os passos da empresa.

A Buruti, como se sabe, contando com o beneplácito petista, devastou imensa área do Juá, autorizada por suspeitíssima licença concedida às escondidas.

Pelo menos, agora, a Geoadar age às claras. Mas que é um diferença e tanto, isso ninguém pode negar.

Empresário acusado de comandar esquema de tráfico de pessoas no Xingu é preso em Altamira

Foi preso na noite da última quinta-feira, 21, em Altamira, sudoeste do Pará, o empresário gaúcho Adão Rodrigues, apontado como o líder do esquema de tráfico de pessoas para exploração sexual na região do Xingu. Ele se entregou na Superintendência Regional do Xingu, em Altamira, onde já estava com mandado de prisão decretado pela Justiça. 
Rodrigues e a companheira Solide Fátima Triques são donos da boate "Xingu", de onde, na semana passada, uma adolescente de 16 anos fugiu e denunciou um esquema de exploração sexual por meio de cárcere privado. Recebida a denúncia e feita a averiguação, a polícia acabou por resgatar do local 17 mulheres e um travesti. Solide também se apresentou na Polícia Civil na tarde desta quinta, e confirmou em depoimento que, junto com Adão, comanda um esquema de exploração sexual na boate "Xingu", localizada na zona rural, a 10 quilômetros de dois canteiros de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, em Vitória do Xingu.
A polícia tem até este sábado, 23, para concluir o inquérito. O delegado Cristiano Nascimento pretende encaminhar o relatório conclusivo das investigações ao Fórum de Altamira ainda nesta sexta. Adão Rodrigues e Solide Triques permanecem recolhidos no Sistema Penitenciário de Altamira e deverão ser transferidos, nos próximos dias, de avião, para presídios na Região Metropolitana de Belém. (Agência Pará)
---
Atualização às 16h41:  

Já estão recolhidos em presídios do sistema penitenciário, na Região Metropolitana de Belém, os acusados de comandar um esquema de tráfico de pessoas para exploração sexual na região do Xingu, sudoeste do Pará. Os empresários Adão Rodrigues, 51 anos, e Solide Fátima Triques, 38, foram transferidos nesta sexta-feira (22) de Altamira para Belém, sob escolta policial.