domingo, 22 de março de 2015

Grutap intensifica ensaios do espetáculo sacro “Jesus, o Filho do Homem”


Foto: Aritana Aguiar
A peça também vai destacar o tema da Campanha da Fraternidade 2015 da CNBB, “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, ao mostrar o serviço, quando Cristo se dá como servo ao lavar os pés dos discípulos

Por Aritana Aguiar

Falta menos de 15 dias para 8ª edição do espetáculo sacro “Jesus, o Filho do Homem”, apresentado pelo Grupo de Teatro Aparecida (Grutap), da paróquia Nossa Senhora Aparecida. A peça vai retratar a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, na Sexta-feira Santa, 3 de abril e reapresentada no domingo de Páscoa, 5 de abril, ao lado da igreja.
A intenção do espetáculo é evangelizar através da arte. Ao todo 100 pessoas contribuem voluntariamente para peça acontecer isso inclui elenco, figuração, apoio, coordenação, entre outros.
As falas de todos os personagens foram gravadas, dando mais reforço e intensificação nos ensaios.
O coordenador geral e diretor cênico Abel Solano garantiu que este ano o espetáculo trará novidades e algumas são surpresas. “Será totalmente diferente, não tem aquele trabalho desde o início, vindo desde o nascimento de Jesus, e sim da própria Paixão, contando a partir da entrada de Jerusalém, vai ser uma hora e 45 minutos de pura emoção com a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo”, garantiu.
Uma das novidades é quanto ao elenco, houve algumas mudanças, como o ator que vai representar Jesus Cristo, e a atriz que vai representar Maria.
Abel ressalta a importância dessas alterações. “É uma nova visão de um personagem, por que ali vamos retratar a evangelização. Deus sempre envia as pessoas certas para os momentos certos, e chegou o nosso novo Jesus que as pessoas vão conhecer no dia 3 de abril”, assegurou.
Antes de retratar Jesus Cristo em uma peça sacra, o jornalista Júlio César Guimarães salientou a grande responsabilidade que possui e afirmou ser um grande desafio. “Eu coloco como um desafio de superação, pelo fato de nunca ter tido uma experiência mais profunda, mas também de encarnar esse personagem que atravessa gerações com essa história de renovação, de salvação que é a missão de Cristo”, declarou.
July Bonfim fará o papel de Maria, mãe de Jesus, a jovem relatou que nunca havia representado Maria, para ela foi uma grande emoção que após a triagem ser anunciada pela coordenação como pessoa apta a fazer um dos papeis principais. “Fiquei muito emocionada, pois sou devota de Nossa Senhora, mas assumi o compromisso, acredito que não foi somente decisão do homem, mas acredito que ela intercedeu”, garantiu.
Com a chegada do espetáculo, July fica ansiosa, afinal, ela define como grande responsabilidade o compromisso assumido.  “Não é um papel muito fácil, pois tenho que viver o personagem, para que ela trespassa através de mim ao povo, e não me ver como July, e sim como Maria”, ponderou.
Os ensaios iniciaram após o Carnaval, primeiramente com um preparo físico, trabalho de expressão corporal, depois houve a definição de quem vai representar cada personagem. Mas antes desse trabalho, os participantes vivem um momento de espiritualidade.
“Antes dos ensaios temos momentos de louvor, orações. Por que não é apenas uma encenação, vamos levar a mensagem de espiritualidade. Que as pessoas não assistam somente a um espetáculo, mas assista um momento de reflexão sobre tudo aquilo que Cristo passou, viveu e ensinou”, avaliou Júlio César. Dia 22 de março os participantes da peça sacra estiveram um retiro espiritual como preparação para o espetáculo.
Dia 28 de março haverá um ensaio aberto na comunidade de Perema. Para ida até o local, o Grutap terá o apoio do Núcleo da Saúde, do Movimento de Cursilho de Cristandade (MCC).
A apresentação na Sexta-feira Santa, 3, vai iniciar às 19 horas, mas antes, a partir das 17 horas haverá show de louvor. No domingo de Páscoa, a reapresentação vai iniciar após a missa das 19h. O espetáculo vai ocorrer ao lado da igreja, localizada na avenida Marechal Rondon, entre as travessas Barjonas de Miranda e Silva Jardim.
Os ingressos podem ser adquiridos por uma pequena contribuição, no valor de 3 reais. As vendas ocorrerão na secretaria da paróquia, a partir do dia 23 de março em horário comercial.
Na Sexta-feira, a peça será transmitida ao vivo pela Rádio Rural de Santarém.