quinta-feira, 24 de março de 2016

Codinomes da corrupção

Lúcio Flávio Pinto
Em matéria de dar nomes ao que faz, A Odebrecht superou - em ironia e precisão - a Polícia Federal com suas operações com designações de efeito. Qual o melhor codinome para Manuela D'Ávila, do PC do B (mimoseado pela empreiteira com dinheiro por baixo dos panos), do que "avião"? Não ficaria bem apelidá-la de "comunista", mesmo o sendo, como fizeram com o deputado federal Manuel Almeida, do mesmo PC do B, que quer cumprir no governo Filma o que o velho partidão (o PCB) procurou ser no governo Goulart até 1964, complicando ainda mais a vida do presidente da república.
O "muso" do impeachment de Collor, o hoje senador Lindbergh Farias, que substituiu Delcídio do Amaral na liderança do governo na casa, é o "lindinho". José Sarney, finalmente, conseguiu ser tratado por "escritor". Alguém discordará de que o presidente da Câmara Federal, o peemedebista Eduardo Cunha, é um "caranguejo", que faz o Brasil andar para trás? E o presidente do Senado, Renan Calheiros, é o "atleta" da sobrevivência. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, é o "nervosinho"? O fanhoso líder do PT, senador Humberto Costa, é o "drácula".
Mas a Odebrecht vai ter que se explicar sobre Jarbas Vasconcelos Filho, o herdeiro do pai, sedutor político pernambucano, apelidado de "Viagra".

Nenhum comentário: