quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Cerca de 30 por cento dos candidatos à Câmara de Vereadores de Santarém são mulheres.

Dos 284 pretensos candidatos às eleições proporcionais, 203 são homens e 81 mulheres. Já entre cinco pretensos candidatos à eleição majoritária, há apenas uma mulher, Socorro Pena (PT).

A repórter Sílvia Vieira, do Portal O EstadoNet, informa que "até a última segunda-feira (15), a Justiça Eleitoral de Santarém recebeu 284 pedidos de registro de candidatura à Câmara Municipal e 5 para Prefeitura.

Para ler a composição das chapas proporcionais e majoritárias, em Belterra e Mojuí dos Campos, clique AQUI 

Delegado-deputado processa jornalista no Pará

O deputado federal Éder Mauro Cardoso Barra e o seu partido, o PSD, propuseram ação contra o jornalista Lúcio Flávio Pinto na justiça eleitoral. Acusam o jornalista de fazer propaganda eleitoral antecipada negativa contra ele, que é candidato a prefeito de Belém.
O crime teria sido cometido na edição 608 do Jornal Pessoal, em matéria de capa sobre a circunstância de um delegado de polícia e um oficial da Polícia Militar serem candidatos à gestão dos dois maiores colégios eleitorais do Estado.
Lúcio Flávio tem prazo de 48 horas para responder à ação, recebida pela juíza Eliane dos Santos Figueiredo, da 77ª zona eleitoral de Belém. Ela indeferiu o pedido liminar dos autores, que queria a imediata apreensão de todos os exemplares da edição do JP com o artigo, além da proibição de novas matérias sobre o parlamentar, com a aplicação de multa de 50 mil reais pelo eventual não cumprimento da ordem, que a magistrada não atendeu, por ser excessiva.
O jornalista, ateavés de seu blog pede aos seus leitores que leiam o texto da edição 608, de junho, e se manifestem sobre a interpretação dada pelo delegado da polícia civil e deputado federal (o mais votado na última eleição, a primeira que disputou) se pedi aos leitores do jornal para não votarem no candidato a prefeito da capital paraense, caracterizando o crime eleitoral por ser propaganda (ou anti-propaganda) antecipada.
Pede também  desculpas ao leitor por atrasar a edição do próximo Jornal Pessoal, por vários problemas e mais esta ação, a 34ª que sofro desde 1992. 'Pensei que a série se encerrara. Fui otimista demais'.